Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Câmara de Castanheira de Pera exige médico permanente no centro de saúde

por Lusa

Castanheira de Pera, Leiria, 06 jan (Lusa) - A Câmara de Castanheira de Pera, no distrito de Leiria, aprovou por unanimidade uma moção que exige um médico permanente no centro de saúde do concelho, garantindo-se assim o acesso da população aos cuidados de saúde.

A moção, enviada hoje à agência Lusa, apela à Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) para que "implemente medidas urgentes capazes de fazer ultrapassar a crise funcional do Centro de Saúde de Castanheira de Pera" e exige que "sejam encetadas todas as diligências e adotadas as medidas necessárias para que seja colocado mais um médico, em regime de permanência".

O executivo propõe "repudiar a forma inoperante, afrontosa e despreocupada com que as autoridades competentes estão a conduzir todo este processo, que deixa milhares de utentes ao `abandono` e sem as respostas necessárias" e solicita à ARSC que, "imediatamente, dê cumprimento ao protocolo/compromisso recentemente assinado entre esta e os municípios de Castanheira de Pera, Pedrógão Grande, Ansião, Figueiró dos Vinhos, Alvaiázere, Penela e a Fundação Nossa Senhora da Guia de Avelar".

Segundo o documento, a autarquia continuará a "manter contactos junto da administração do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte no sentido de serem equacionadas soluções de parceria que permitam garantir o acesso da população do concelho aos cuidados de saúde".

Na moção, o município salienta que o Centro de Saúde de Castanheira de Pera "não tem dado uma resposta capaz às necessidades dos cidadãos no seu direito à saúde, gerando, naturalmente, crescente insatisfação".

Considera também que "esse mau funcionamento se deve, essencialmente, à falta de pessoal médico, o que causa grandes constrangimentos à população".

"A situação de doença de um profissional médico e a simultânea rescisão de contrato de outro conduziu a que cerca de três mil utentes não disponham, atualmente, de médico de família", lê-se ainda na moção, que alerta para a "elevada percentagem de população idosa do concelho, com fracos recursos financeiros e com mobilidade condicionada".

A moção será enviada ao ministro da Saúde, ao Presidente da Assembleia da República, a todas as Direções dos Grupos Parlamentares, à ARSC, à Direção do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte e à Direção do Centro de Saúde de Castanheira de Pera.

Tópicos
pub