Câmara de Mortágua investe 200 mil euros em medidas de apoio à educação

por Lusa

A Câmara de Mortágua anunciou hoje um investimento de 200 mil euros em medidas de apoio à área da educação, entre as quais o pagamento dos manuais escolares a todas as crianças do primeiro ciclo do ensino básico.

À semelhança dos anos anteriores, o município vai comparticipar na totalidade os manuais escolares e fichas de atividades de todas as crianças matriculadas na Escola Básica de Mortágua no ano letivo 2015/2016.

Será também dado um apoio para aquisição de material escolar, que será de 20 euros para as crianças que beneficiam do 1.° escalão do abono de família, de 15 euros para as do 2.º escalão e de 10 euros para as restantes.

As crianças matriculadas no primeiro ciclo e no pré-escolar vão continuar a beneficiar de refeição gratuita, um serviço que será assegurado pela Santa Casa da Misericórdia de Mortágua.

Em todas estas medidas, às quais se juntam o transporte escolar gratuito para os alunos do primeiro ciclo e do pré-escolar e o prolongamento de horário, o município estima gastar cerca de 200 mil euros.

"Todos nós sabemos que as despesas escolares nesta altura do ano pesam muito no orçamento das famílias, agravando ou desequilibrando as suas contas", referiu o presidente da Câmara de Mortágua, José Júlio Norte (PSD), explicando que o objetivo é "minorar esse encargo".

Na sua opinião, o município tem a "responsabilidade política e social" de "proporcionar condições de qualidade de vida aos seus munícipes".

"Estas medidas pretendem, acima de tudo, promover e apoiar o sucesso educativo dos nossos jovens, dando a todos as mesmas oportunidades", frisou.

Segundo o autarca, estas medidas são apenas uma fatia dos apoios às famílias concedidos pelo município.

A fixação da taxa do IMI no valor mais baixo que a lei permite, a devolução aos munícipes da participação a que o município tem direito no IRS e a isenção de taxas de licenciamento para os jovens casais são algumas das medidas.

O município também atribui um incentivo à natalidade no valor de dois mil euros e bolsas de estudo a estudantes do ensino secundário e superior e comparticipa nas despesas de saúde de famílias com reconhecida carência económica, além de criar condições favoráveis à fixação e atração dos empresários e do investimento.

"São medidas que estão interligadas, porque ao apoiar as empresas e o investimento estamos a promover a criação de mais emprego e, portanto, a proporcionar melhores condições de vida às pessoas e a contribuir para fixar os jovens, que é neste momento o nosso maior desafio e enfoque", acrescentou.

Tópicos
pub