Câmara do Marco transforma antiga escola em centro de bem-estar animal

por Lusa

A Câmara do Marco anunciou hoje que vai implementar um centro de bem-estar animal numa antiga escola primária, propriedade do município, na freguesia de Vila Boa do Bispo.

Em comunicado, a autarquia assinala que o espaço será implementado em parceria com a associação local Animarco e contou com a colaboração e "anuência" do presidente da Junta de Freguesia de Vila Boa do Bispo.

Em julho, algumas dezenas de populares manifestaram-se junto aos Paços do Concelho, contestando a localização do centro de bem-estar animal previsto inicialmente para a freguesia de Tabuado.

Exibindo cartazes de protesto, os manifestantes alegavam que o equipamento estaria demasiado próximo de habitações.

Face à oposição dos populares, o presidente da Câmara, Manuel Mareira, acabou por recuar na decisão de construir o centro naquela localidade.

Em declarações à Lusa, o autarca defendeu então a necessidade de haver no concelho "um compromisso social para resolver o problema dos animais abandonados".

O centro de bem-estar animal é um objetivo que a câmara municipal e a Animarco defendem e vão tornar realidade a curto prazo, na localização alternativa hoje divulgada, assinala a fonte.

Estão a decorrer reuniões de trabalho com os técnicos do município para a adaptação do novo espaço que conta com cerca de 2.500 metros quadrados de área envolvente.

O Centro de Bem Estar Animal tem como objetivo acolher os cerca de 130 animais que se encontram no atual abrigo da Animarco, em Vila Boa de Quires, e outros que continuam errantes na cidade e freguesias do concelho.

Segundo o comunicado da autarquia, "o novo espaço vai permitir alimentar os animais, tratando-os e promovendo a sua adotação por parte das famílias, como tem vindo a acontecer".

 

Tópicos
pub