Cascais e São Brás de Alportel vencem prémio nacional Mobilidade em Bicicleta

por Lusa

Lisboa, 21 set (Lusa) -- Cascais e São Brás de Alportel foram as autarquias vencedoras do prémio nacional Mobilidade em Bicicleta, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), na cerimónia de entrega dos galardões, em Lisboa.

Segundo a FPCUB, a atribuição da categoria Autarquias à Câmara Municipal de Cascais deve-se ao investimento ao longo dos anos na bicicleta, nomeadamente com "a ciclovia que liga Cascais ao Guincho e o sistema de bicicletas de uso partilhado -- BICAS", realçando ainda a implementação do sistema de mobilidade integrada - Mobi Cascais.

Já a distinção da Câmara de São Brás de Alportel foi justificada pela "recente aquisição de uma nova frota, totalmente ecológica, constituída por um conjunto de bicicletas".

Criado em 2006, o prémio visa "reconhecer publicamente o contributo de determinadas entidades ou pessoas individuais que tenham promovido a utilização da bicicleta", disse o presidente da FPCUB, José Manuel Caetano.

Além de autarquias, a 11.º edição do prémio nacional Mobilidade em Bicicleta distinguiu, na categoria Empresas, a ANA -- Aeroportos de Portugal, a Órbita, que vende "bicicletas portuguesas, feitas em Portugal, por portugueses", a Biciway, por desenvolver "soluções para ciclistas distintas de outros fabricantes de mobiliário urbano", a BMX Kids Academy, que promove a aprendizagem das crianças sobre o uso da bicicleta, e a Saudade Flores, empresa que entrega flores de bicicleta em Lisboa.

De acordo com a FPCUB, a distinção da ANA -- Aeroportos de Portugal tem a ver com a existência de "um grupo significativo de utilizadores de bicicleta no Aeroporto de Faro", assim como o apoio que deu em Lisboa para "a construção das ciclovias envolventes na ligação ao aeroporto".

Já o galardão de Ativismo e Intervenção Social foi para o projeto Ciclaveiro que promove e incentiva a utilização da bicicleta na cidade de Aveiro, enquanto na categoria Cidadania os premiados foram Luísa Magalhães e Fernando Oliveira, dois cidadãos que utilizam a bicicleta como modo de transporte nas deslocações habituais.

"O crescimento uso da bicicleta tem sido inequívoco e hoje quando saímos à rua é difícil já não encontrar alguém de bicicleta, seja como um meio de transporte diário, desporto, lazer ou turismo", referiu o responsável da FPCUB.

Tópicos
pub