Cascais e São Brás de Alportel vencem prémio nacional Mobilidade em Bicicleta

| País

Cascais e São Brás de Alportel foram as autarquias vencedoras do prémio nacional Mobilidade em Bicicleta, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), na cerimónia de entrega dos galardões, em Lisboa.

Segundo a FPCUB, a atribuição da categoria Autarquias à Câmara Municipal de Cascais deve-se ao investimento ao longo dos anos na bicicleta, nomeadamente com "a ciclovia que liga Cascais ao Guincho e o sistema de bicicletas de uso partilhado -- BICAS", realçando ainda a implementação do sistema de mobilidade integrada - Mobi Cascais.

Já a distinção da Câmara de São Brás de Alportel foi justificada pela "recente aquisição de uma nova frota, totalmente ecológica, constituída por um conjunto de bicicletas".

Criado em 2006, o prémio visa "reconhecer publicamente o contributo de determinadas entidades ou pessoas individuais que tenham promovido a utilização da bicicleta", disse o presidente da FPCUB, José Manuel Caetano.

Além de autarquias, a 11.º edição do prémio nacional Mobilidade em Bicicleta distinguiu, na categoria Empresas, a ANA -- Aeroportos de Portugal, a Órbita, que vende "bicicletas portuguesas, feitas em Portugal, por portugueses", a Biciway, por desenvolver "soluções para ciclistas distintas de outros fabricantes de mobiliário urbano", a BMX Kids Academy, que promove a aprendizagem das crianças sobre o uso da bicicleta, e a Saudade Flores, empresa que entrega flores de bicicleta em Lisboa.

De acordo com a FPCUB, a distinção da ANA -- Aeroportos de Portugal tem a ver com a existência de "um grupo significativo de utilizadores de bicicleta no Aeroporto de Faro", assim como o apoio que deu em Lisboa para "a construção das ciclovias envolventes na ligação ao aeroporto".

Já o galardão de Ativismo e Intervenção Social foi para o projeto Ciclaveiro que promove e incentiva a utilização da bicicleta na cidade de Aveiro, enquanto na categoria Cidadania os premiados foram Luísa Magalhães e Fernando Oliveira, dois cidadãos que utilizam a bicicleta como modo de transporte nas deslocações habituais.

"O crescimento uso da bicicleta tem sido inequívoco e hoje quando saímos à rua é difícil já não encontrar alguém de bicicleta, seja como um meio de transporte diário, desporto, lazer ou turismo", referiu o responsável da FPCUB.

Tópicos:

Bicicleta, Brás, Cascais, Cicloturismo Utilizadores, Mobilidade Bicicleta,

A informação mais vista

+ Em Foco

Uma semana após a extinção do incêndio de Monchique, a televisão pública esteve no barlavento algarvio com uma emissão especial sobre o cíclico flagelo dos incêndios e as alterações climáticas.

    Fãs de Aretha Franklin homenagearam a icónica cantora norte-americana em várias cidades dos Estados Unidos. A rainha da Soul morreu na manhã de quinta-feira na sua casa em Detroit.

      Uma parte central da Ponte Morandi, em Génova, Itália, desabou na manhã de terça-feira durante uma tempestade. Morreram dezenas de pessoas.

        Há uma nova rota turística pela cidade de Lisboa, baseada em memórias de lisboetas mais antigos. São beneficiários da Associação Mais Proximidade Melhor Vida.