Chamas em Miranda do Corvo "fora de controlo" - presidente da Câmara

por Lusa

Miranda do Corvo, Coimbra, 09 ago (Lusa) -- O incêndio que deflagrou hoje na zona de Semide, concelho de Miranda do Corvo, está "fora de controlo" e ameaça casas, disse à agência Lusa, pelas 19:00, o presidente da Câmara daquela vila, Miguel Baptista.

As chamas deflagraram pelas 16:19 em povoamento florestal, perto de Vale de Colmeias, na freguesia de Semide, concelho de Miranda do Corvo (distrito de Coimbra), continuando a lavrar com intensidade, designadamente nas proximidades de Segade, Vale de Colmeias e Ribeira de Semide, ameaçando algumas habitações.

"Já há arrecadações, dependências anexas [de habitações] e armazéns agrícolas" dispersos que foram atingidos pelo fogo, acrescentou o autarca, adiantando que o as chamas estão a avançar em direção a Miranda do Corvo e Lousã.

O incêndio já alastrou ao concelho da Lousã, na região de Pousafoles (freguesia das Gândaras), constatou a agência Lusa no local, onde há alfaias agrícolas destruídas pelas chamas, que também estão a atingir viveiros de plantas, sobretudo árvores, atividade a que se dedicam vários habitantes dos concelhos de Miranda do Corvo e da Lousã.

De acordo com a página da Autoridade Nacional da Proteção Civil, o fogo era combatido às 18:45 por 252 operacionais, auxiliados por 67 veículos e cinco meios aéreos, mas pelas 19:00 eram aguardados reforços, designadamente mais dois meios aéreos", disse o presidente da Câmara de Miranda do Corvo.

JEF / AMV // JMR

Tópicos
pub