Ciclaveiro publica na Internet fotos de carros que "usurpam" ciclovias

| País

O grupo Ciclaveiro lançou uma campanha contra a "usurpação" de ciclovias por carros mal estacionados, criando um "site" de denúncia com fotos das viaturas em transgressão.

O objetivo, diz Rui Igreja, daquele movimento cívico, "é alertar as instituições e autoridades competentes para este crónico problema, que têm ignorado, e sensibilizar quem indevidamente estaciona na ciclovia, para a diminuição dos níveis de segurança que causa aos utilizadores de bicicleta".

A campanha, que ainda aceita fotos e vídeos, foi lançada pelo Ciclaveiro durante a Semana Europeia da Mobilidade, através da rede social Facebook, tendo como alvo concreto a ciclovia da rua da Pêga.

A página do evento, segundo dados disponiblizados no Facebook, foi até agora acedida por 429 pessoas, e `posts` e `links` para a mesma tiveram um alcance de 3.200 pessoas.

Segundo Rui Igreja, a escolha da ciclovia da rua da Pêga não foi casual: "por um lado, tem um acesso perigosíssimo para quem circula de bicicleta e se desloca entre o centro de Aveiro e a Universidade, o cruzamento junto ao Pavilhão do Beira-Mar, atualmente com os semáforos intermitentes"

Por outro, diz a fonte, a rua da Pêga "está constantemente ocupada por automóveis estacionados na ciclovia, obrigando muitas vezes os ciclistas a utilizar a estrada quando existe uma infraestrutura para seu uso, conforto e segurança".

O Ciclaveiro lamenta que no país e particularmente em Aveiro, faltem vias cicláveis com condições de segurança.

Cita mesmo o "ciclobarómetro" da Federação Europeia de ciclistas, o qual conclui que "Portugal é o país da União Europeia com maior taxa de fatalidades de utilizadores de bicicleta".

Tópicos:

Pavilhão,

A informação mais vista

+ Em Foco

Uma semana após a extinção do incêndio de Monchique, a televisão pública esteve no barlavento algarvio com uma emissão especial sobre o cíclico flagelo dos incêndios e as alterações climáticas.

    Fãs de Aretha Franklin homenagearam a icónica cantora norte-americana em várias cidades dos Estados Unidos. A rainha da Soul morreu na manhã de quinta-feira na sua casa em Detroit.

      Uma parte central da Ponte Morandi, em Génova, Itália, desabou na manhã de terça-feira durante uma tempestade. Morreram dezenas de pessoas.

        Há uma nova rota turística pela cidade de Lisboa, baseada em memórias de lisboetas mais antigos. São beneficiários da Associação Mais Proximidade Melhor Vida.