Ciclista arrastado pelas águas do rio Vouga

por Ana Sofia Rodrigues - RTP
Chuvas fortes assolaram o centro do país Paulo Novais - Lusa

As operações de busca foram suspensas por volta das 19 horas devido à falta de condições de visibilidade e segurança. O mau tempo está a assolar todo o país, com especial incidência para a zona centro. Proteção Civil registou até ao início da noite mais de 500 ocorrências.

De acordo com informações dos Bombeiros, o ciclista foi arrastado pelas águas do rio Vouga quando circulava na estrada da Cambeia, que liga a ponte de Cacia a Angeja, em Albergaria-a-Velha.

O alerta foi dado às 17h14 por populares que viram o homem a ser levado pela corrente, disse o comandante dos Bombeiros de Albergaria-a-Velha, José Valente.

Segundo a mesma fonte, o homem estava a tentar atravessar a estrada, que estava inundada devido às fortes chuvas dos últimos dias.

As buscas foram conduzidas por uma equipa de recuperadores aquáticos, auxiliados por um barco, uma mota de água e cinco viaturas.
Paula Costa - RTP

As buscas para encontrar o homem foram suspensas, cerca das 19h00, por falta de condições de segurança e visibilidade e vão ser retomadas logo que possível.
Mau tempo fustiga o centro do país
Todo o país está a ser atingido pelo mau tempo, com particular incidência no centro. Águeda e Coimbra enfrentam as situações mais preocupantes.

Há registo de casas e lojas inundadas e várias estradas cortadas.
Luís Filipe Fonseca, Paula Costa, Fátima Pinto, Marques de Almeida, Pedro Teodoro, Sara Cravina - RTP

A Autoridade Nacional de Proteção Civil registou hoje, até às 20h00, um total de 580 situações devido ao mau tempo, a maioria inundações e deslizamentos de terras.
Inundações (291), deslizamentos de terra (107), limpeza de vias (96), quedas de árvores (58), quedas de estruturas (24) e salvamentos (quatro) foram os casos registados.

De acordo com a ANPC, 95% das estradas cortadas, devido a cheias e inundações, são municipais.

O mau tempo obrigou também à interrupção da circulação de comboios na zona de Estarreja e Alfarelos, na linha do Norte.

Ao todo, entre as 00:00 e as 20:00 de hoje, estiveram envolvidos 1.910 operacionais, entre bombeiros, elementos da Proteção Civil e agentes da GNR, apoiados por 773 viaturas.
Alerta durante a madrugada
Em Coimbra foi acionado o plano especial de emergência para cheias. O rio Mondego voltou a galgar as margens e o mosteiro de Santa Clara-a-Velha voltou a ser inundado durante a tarde.

No entanto, a madrugada é de alerta máximo na região, já que as fortes chuvas têm feito aumentar o caudal dos rios.
Fátima Pinto - RTP

O Norte também não escapou aos efeitos do mau tempo. Em Vizela houve registo de inundações e no Porto uma derrocada provocou estragos em 14 viaturas.
Cátia Ferraz, Diana Bouça-Nova, Luís Flores, Guilherme Terra - RTP

Há risco de cheias, mas o rio Douro não chegou a galgar as margens. Moradores e comerciantes estão em alerta.

Em Valongo, o mau tempo obrigou ao corte da autoestrada A41, em Alfena. O piso da via aluiu, ao final da tarde, por causa das chuvas intensas que se registaram durante todo o dia.
Aviso vermelho para sete distritos
Entre o meia-dia de domingo e a segunda-feira, Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga estão com o aviso mais grave.

Para este domingo, o Instituto português do Mar e da Atmosfera prevê forte agitação marítima. As ondas podem atingir os 14 metros. A Autoridade Marítima apela às pessoas para que se afastem da costa.

c/Lusa
Tópicos
pub