Cientista portuguesa selecionada para prémio europeu

| País
Cientista portuguesa selecionada para prémio europeu

A ver: Cientista portuguesa selecionada para prémio europeu

A cientista portuguesa Elvira Fortunato está entre os 15 selecionados para o Prémio Europeu do Inventor.

Elvira Fortunato e a sua equipa são responsáveis pelo desenvolvimento do transístor em papel, uma inovação com implicações em vários domínios desde a farmacêutica à logística.

É por este trabalho que foi escolhida para estar entre os três finalistas na categoria de "investigação" do prémio europeu, que será entregue em Lisboa no dia 6 de junho.

A cientista é também professora e investigadora do CENIMAT, o Centro de Investigação em Materiais da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa.

Além do trabalho com a eletrónica em papel, Elvira Fortunato e a sua equipa são pioneiros mundiais na eletrónica transparente, área em que desenvolvem projetos para empresas tecnológicas como a Samsung ou a AEG.

Elvira Fortunato é um nome a ter em conta quando se fala na "Internet das Coisas", um conceito que resume a cada vez maior interligação entre os equipamentos e ferramentas de uso quotidiano.

A informação mais vista

+ Em Foco

O Estado de Kerala, na Índia, está a enfrentar as piores cheias do último século. As chuvas torrenciais fizeram 350 mortos e deixaram cerca de 350 mil pessoas desalojadas.

    Os depósitos foram descobertos nas regiões polares. Se houver gelo suficiente na superfície, a água poderá ser utilizada em futuras missões ao satélite natural.

    Ocupou durante 60 anos vários cargos nas Nações Unidas e viria a deixar a sua marca na história da organização. Kofi Annan morreu em Berna aos 80 anos.

    Uma semana após a extinção do incêndio de Monchique, a televisão pública esteve no barlavento algarvio com uma emissão especial sobre o cíclico flagelo dos incêndios e as alterações climáticas.