Cientista portuguesa selecionada para prémio europeu

| País
Cientista portuguesa selecionada para prémio europeu

A ver: Cientista portuguesa selecionada para prémio europeu

A cientista portuguesa Elvira Fortunato está entre os 15 selecionados para o Prémio Europeu do Inventor.

Elvira Fortunato e a sua equipa são responsáveis pelo desenvolvimento do transístor em papel, uma inovação com implicações em vários domínios desde a farmacêutica à logística.

É por este trabalho que foi escolhida para estar entre os três finalistas na categoria de "investigação" do prémio europeu, que será entregue em Lisboa no dia 6 de junho.

A cientista é também professora e investigadora do CENIMAT, o Centro de Investigação em Materiais da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa.

Além do trabalho com a eletrónica em papel, Elvira Fortunato e a sua equipa são pioneiros mundiais na eletrónica transparente, área em que desenvolvem projetos para empresas tecnológicas como a Samsung ou a AEG.

Elvira Fortunato é um nome a ter em conta quando se fala na "Internet das Coisas", um conceito que resume a cada vez maior interligação entre os equipamentos e ferramentas de uso quotidiano.

A informação mais vista

+ Em Foco

Os dados do sistema de Informação de Fogos Florestais da União Europeia (EFFIS) indicam que só entre os dias 14 e 15 de outubro arderam em Portugal continental cerca de 200 mil hectares.

    Impostos, orçamentos, metas para o próximo ano. A RTP descodifica a proposta de Orçamento do Estado apresentada pelo ministro das Finanças esta sexta-feira.

      Filipe Vasconcelos Romão, comentador de assuntos internacionais, refere que o artigo 155 da Constituição Espanhola será aplicado sem que haja qualquer lei de enquadramento.

      Andrej Babiš, o vencedor das eleições de domingo, é frequentemente descrito como o "Trump checo". Mas Veronika Pehe, historiadora, prevê um certo continuismo político, acobertado com uma radicalização verbal.