Cientista portuguesa selecionada para prémio europeu

| País
Cientista portuguesa selecionada para prémio europeu

A ver: Cientista portuguesa selecionada para prémio europeu

A cientista portuguesa Elvira Fortunato está entre os 15 selecionados para o Prémio Europeu do Inventor.

Elvira Fortunato e a sua equipa são responsáveis pelo desenvolvimento do transístor em papel, uma inovação com implicações em vários domínios desde a farmacêutica à logística.

É por este trabalho que foi escolhida para estar entre os três finalistas na categoria de "investigação" do prémio europeu, que será entregue em Lisboa no dia 6 de junho.

A cientista é também professora e investigadora do CENIMAT, o Centro de Investigação em Materiais da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa.

Além do trabalho com a eletrónica em papel, Elvira Fortunato e a sua equipa são pioneiros mundiais na eletrónica transparente, área em que desenvolvem projetos para empresas tecnológicas como a Samsung ou a AEG.

Elvira Fortunato é um nome a ter em conta quando se fala na "Internet das Coisas", um conceito que resume a cada vez maior interligação entre os equipamentos e ferramentas de uso quotidiano.

A informação mais vista

+ Em Foco

Em 9 de abril de 1918, a ofensiva alemã varre a resistência portuguesa. O dossier que se segue lança um olhar sobre o antes, o durante e o depois.

    Quase seis décadas depois, a Presidência de Cuba deixou de estar nas mãos de um membro do clã Castro.

    Porto Santo tem em curso um projeto para se transformar na primeira ilha do planeta livre de combustíveis fósseis.

    Uma caricatura do mundo em que vivemos.