Cientista portuguesa selecionada para prémio europeu

| País
Cientista portuguesa selecionada para prémio europeu

A ver: Cientista portuguesa selecionada para prémio europeu

A cientista portuguesa Elvira Fortunato está entre os 15 selecionados para o Prémio Europeu do Inventor.

Elvira Fortunato e a sua equipa são responsáveis pelo desenvolvimento do transístor em papel, uma inovação com implicações em vários domínios desde a farmacêutica à logística.

É por este trabalho que foi escolhida para estar entre os três finalistas na categoria de "investigação" do prémio europeu, que será entregue em Lisboa no dia 6 de junho.

A cientista é também professora e investigadora do CENIMAT, o Centro de Investigação em Materiais da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa.

Além do trabalho com a eletrónica em papel, Elvira Fortunato e a sua equipa são pioneiros mundiais na eletrónica transparente, área em que desenvolvem projetos para empresas tecnológicas como a Samsung ou a AEG.

Elvira Fortunato é um nome a ter em conta quando se fala na "Internet das Coisas", um conceito que resume a cada vez maior interligação entre os equipamentos e ferramentas de uso quotidiano.

A informação mais vista

+ Em Foco

Passaram sete anos desde o início das “Primaveras Árabes”. Regimes mudaram, guerras civis rebentaram, houve conflitos que alteraram dinâmicas regionais e vazios de poder que deram origem a Estados falhados.

Veja ou reveja a primeira entrevista de Rui Rio depois de ter sido eleito presidente do PSD.

Na hora da despedida da liderança social-democrata, as juventudes partidárias olham para o legado do ex-primeiro-ministro, com uma pergunta em mente: se Portugal não falhou, o que dizer de Pedro Passos Coelho?

    Uma caricatura do mundo em que vivemos.