Cinco distritos do continente e Madeira sob aviso laranja devido a agitação marítima

por Lusa
Foto: IPMA - DR

Cinco distritos do continente e o arquipélago da Madeira vão estar hoje, e até segunda-feira, em aviso laranja, o segundo mais grave, devido a agitação marítima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso é válido para Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria e Beja a partir do final da tarde de hoje, e até à madrugada de segunda-feira.

Durante este período, estão previstas ondas de noroeste com 5 a 5,5 metros de altura, podendo atingir 9 a 10 metros.

O mesmo aviso é extensível à costa norte da Madeira e à ilha de Porto Santo, entre as 19:00 de hoje e as 22:00 de segunda-feira. Estão previstas ondas de noroeste com 5 a 7 metros de altura, podendo atingir os 12 metros.

O aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, significa "situação meteorológica de risco moderado a elevado".

Por causa da agitação marítima, mas por ondas de sudoeste com 4 a 4,5 metros de altura, a costa sul da Madeira vai estar a partir das 19:00 de hoje, e até ao final da noite de segunda-feira, sob aviso amarelo.

O aviso amarelo traduz-se numa "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

O mesmo aviso vigora, durante a manhã de hoje, mas devido à chuva, para os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra, Braga e Leiria.

A chuva, acompanhada por vezes de trovoada, e a possibilidade de "fenómenos extremos de vento", levaram o IPMA também a colocar Beja e Faro sob aviso amarelo, até terça-feira.

O aviso é igualmente válido, hoje, para agitação marítima, com ondas de oeste-noroeste de 4 a 5 metros de altura, para Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga.
pub