Cinco pescadores da embarcação naufragada são de Vila do Conde e Póvoa de Varzim

| País

Cinco dos pescadores que seguiam na embarcação que hoje naufragou na Praia das Maçãs, em Sintra, são de Vila do Conde e de Póvoa de Varzim, informou o presidente da associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar.

Segundo José Festas, na embarcação seguia ainda um outro pescador, de origem ucraniana.

Um dos pescadores portugueses conseguiu nadar até à praia, dando o alerta, estando os restantes estão desaparecidos.

A embarcação tinha saído de Peniche na noite de terça-feira e dirigia-se para Cascais, para a pesca do linguado, com seis pessoas a bordo e naufragou cerca das 03:00 de hoje junto à Praia das Maçãs.

"O Centro Coordenador de Busca e Salvamento de Lisboa recebeu a indicação de que uma embarcação de 11 metros, chamada `Santa Maria dos Anjos`, com seis pessoas a bordo, se tinha virado", disse à agência Lusa o comandante Paulo Vicente.

De acordo com o porta-voz da Marinha portuguesa, um dos seis homens a bordo conseguiu nadar até à Praia das Maçãs, tendo dado depois o alerta.

"O relato vem de um sobrevivente, uma pessoa que estava a dormir, sentiu a embarcação virar e nadou durante algum tempo para terra e foi essa pessoa que deu o alerta", afirmou.

O comandante Paulo Vicente adiantou que no local se encontram a Corveta Batista de Andrade, da Marinha, um EH-101 da Força Aérea Portuguesa e duas embarcações das estações salva-vidas de Cascais e Ericeira, em colaboração com a embarcação de pesca "Fruto da União".

De acordo com a Marinha, os meios continuam a efetuar buscas junto de destroços entretanto encontrados.

O sobrevivente foi transportado para o Hospital Amadora-Sintra em situação estável.

Tópicos:

Cascais, Coordenador Busca, Corveta Batista, Praia Maçãs, Póvoa Varzim, Varzim,

A informação mais vista

+ Em Foco

A Grécia agradeceu a Portugal a solidariedade do país pela disponibilidade de receber mil migrantes e refugiados, atualmente alojados em condições precárias naquele país.

A receita da venda desta madeira ultrapassará os 15 milhões de euros, que devem ser investidos na nova Mata do Rei.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.