Clientes da linha 207 da STCP com acesso gratuito à internet e televisão digital

| País

Os clientes da linha 207 (Campanhã/Mercado da Foz) da STCP vão aceder gratuitamente à internet e televisão digital a partir de quinta-feira, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) afirma que este serviço será oferecido experimentalmente durante seis meses, sendo que "a arquitetura de comunicações desenvolvida está preparada para ser alargada a metros e táxis", permitindo, assim, que os passageiros usem o serviço de forma contínua durante uma viagem que inclua inter-modalidade.

O projeto experimental, designado SITMe, "tem como base um equipamento desenvolvido por um consórcio entre a Xarevision, o INESC Tecnologia e Ciência e a Universidade do Porto", salienta a STCP.

O SITMe estará disponível a partir de quinta-feira em 11 autocarros da linha 207 "garantindo continuidade do serviço e largura de banda máxima ao longo do percurso".

O sistema, adianta ainda a STCP, "pode ainda ser usado pelos operadores de transportes na implementação de serviços tais como videovigilância ou serviços de apoio ao condutor do veículo, contribuindo assim para a gestão mais segura e eficiente da rede de transportes públicos".

Este projeto foi cofinanciado pelo QREN e tem como objetivo "a criação de um produto e modelo de negócio inovadores, com capacidade exportadora, orientados ao mercado dos transportes metropolitanos".

Os conteúdos noticiosos apresentados neste serviço ao longo do dia serão fornecidos pelo Porto Canal e Semanário Grande Porto.

Tópicos:

Canal, Foz, STCP, Xarevision INESC Tecnologia,

A informação mais vista

+ Em Foco

Entre 1999 e 2002 nasceram três novos bairros. Passadas duas décadas, muitos residentes dizem-se abandonados.

Entrevista da correspondente da RTP em França, Rosário Salgueiro.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.