Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Comunidade de Santo Egídio e Marcelo procuram "um caminho para o diálogo"

por Lusa

Lisboa, 01 mai (Lusa) -- O Presidente português vai encontrar-se, em Roma, com a Comunidade de Santo Egídio, na segunda-feira, na procura de "um caminho para o diálogo" que ponha fim à crise político-militar em Moçambique, disse à Lusa um responsável da comunidade.

Em declarações à Lusa, a partir de Roma, o padre Angelo Romano, da Comunidade de Santo Egídio, falou dos "obstáculos no caminho do diálogo" entre Frelimo e Renamo e enquadrou os contactos com Marcelo Rebelo de Sousa: "Como todos os amigos de Moçambique, estamos a ver o que é que podemos fazer. Queremos fazer qualquer coisa, em colaboração com as autoridades do país."

Questionado se espera que a visita de Estado do Presidente português a Moçambique, entre terça-feira e sábado, contribua para algum progresso na abertura de conversações entre as partes, o responsável da Comunidade de Santo Egídio respondeu: "Espero, absolutamente".

Este é o segundo encontro de Marcelo Rebelo de Sousa com a Comunidade de Santo Egídio, em Roma, em menos de dois meses, depois de uma reunião a 16 de março, e acontece horas antes de o Presidente português partir para Maputo.

A organização católica Comunidade de Santo Egídio, criada em Roma em 1968 e composta essencialmente por leigos, teve um papel fundamental na mediação das negociações que levaram à assinatura do Acordo Geral de Paz entre Frelimo e Renamo, em Roma, a 04 outubro de 1992, após 16 anos de guerra civil.

Tópicos
pub