Comunidades rurais de 25 países reúnem-se na freguesia de Samuel

| País

Cerca de 250 representantes de 25 comunidades rurais europeias reúnem-se, a partir de sexta-feira, na freguesia de Samuel, Soure, num encontro destinado à troca de experiências e identificação de problemas comuns, disse fonte da organização.

O encontro anual da Carta das Comunidades Rurais Europeias decorre numa freguesia com 22 lugares e cerca de 1.300 habitantes, metade dos quais estão envolvidos na iniciativa, quer acolhendo os participantes (responsabilidade a cargo de 109 famílias), quer envolvendo-se no programa do evento que se estende até segunda-feira.

"Vão ser recebidos à volta da mesa da cozinha. Se fossem alojados em hotéis, não conseguiam perceber o espírito e as vivências das pessoas que os recebem", disse hoje à agência Lusa Teresa Pedrosa, presidente da junta de freguesia de Samuel, anfitriã do encontro.

Os grupos participantes de 25 dos 27 países da UE - só a Grécia e Bulgária não estarão representados - incluem autarcas, empresários e estudantes, entre outros, das comunidades rurais envolvidas.

"Cada grupo tem 10 pessoas, obrigatoriamente seis adultos e quatro jovens para assegurar a continuidade", explicou Teresa Pedrosa.

O programa, este ano dedicado ao tema das energias renováveis e aos diversos tipos de energia gerados a nível local, inclui visitas a empresas da região - como as papeleiras Celbi e Soporcel ou a vidreira Verallia, entre outras - "que estão situadas em meio rural".

"Queremos perceber como fazem para minimizar os impactos da sua atividade", frisou a autarca.

Do programa da iniciativa constam ainda "workshops", debates mas também atividades de animação e convívio.

A constituição da Carta das Comunidades Rurais Europeias teve origem, há mais de 20 anos, numa ideia de um autarca francês da localidade de Neuville-de-Poitou (geminada com Soure desde 1987), acolhida pela freguesia de Samuel, que recebeu o encontro, pela primeira vez, em 2002.

"A construção europeia faz-se, fundamentalmente, através da cidadania. E a Carta das Comunidades Rurais é a única desta natureza a nível europeu", sustentou Teresa Pedrosa.

Tópicos:

Celbi, Grécia, Neuville, Soure,

A informação mais vista

+ Em Foco

Na semana em que se assinala o início da II Guerra Mundial, a RTP conta histórias de portugueses envolvidos diretamente no conflito.

    Entrevista Olhar o Mundo a um dos autores e investigadores militares mais reconhecidos do mundo anglo-saxónico.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.