Concelho de Monchique (Faro) em risco `muito elevado` de incêndio

por Lusa

Lisboa, 02 mai (Lusa) -- O concelho de Monchique, no distrito de Faro, apresenta hoje risco `Muito Elevado` de incêndio e outros 15 estão a `Elevado`, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com informação disponível às 06:45 na página do IPMA na Internet, em risco `Elevado` de incêndio estão os concelhos de Vila do Bispo, Lagos, Portimão, Silves, Loulé, São Brás de Alportel, Faro, Olhão, Tavira, Vila Real de Santo António e Alcoutim (Faro), Barrancos (Beja), Santiago do Cacém e Grândola (Setúbal) e Reguengos de Monsaraz (Évora).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre `Reduzido` e `Máximo`.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Quanto ao estado do tempo para hoje, o instituto prevê no continente céu geralmente limpo, vento fraco a moderado do quadrante leste, soprando de noroeste durante a tarde no litoral oeste. Nas terras altas, em especial do centro e sul e até ao fim da manhã, o vento será moderado a forte de nordeste.

Está também previsto acentuado arrefecimento noturno nas regiões do interior norte e centro e pequena subida de temperatura.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado nas vertentes sul, aguaceiros fracos e pouco frequentes nas vertentes norte e terras altas, em especial a partir do final da tarde, vento moderado de nordeste, soprando por vezes forte, com rajadas até 75 quilómetros por hora, nas terras altas e pequena subida de temperatura.

O instituto prevê para hoje nos Açores céu pouco nublado, aumentando de nebulosidade ao longo da tarde e vento fraco, tornando-se bonançoso.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 13 e 25 graus Celsius, no Porto entre 11 e 22, em Vila Real entre 07 e 23, em Bragança entre 03 e 22, em Viseu entre 08 e 23, na Guarda entre 05 e 19, em Coimbra entre 11 e 24, em Castelo Branco entre 10 e 25, em Santarém entre 10 e 27, em Évora e Beja entre 10 e 26, em Faro entre 17 e 27, no Funchal entre 16 e 23, em Ponta Delgada e Angra do Heroísmo entre 13 e 19 e em Santa Cruz das Flores entre 14 e 19.

Tópicos
pub