Consultas de cardiologia por telemedicina em mais centros de saúde de Coimbra

por Lusa

Mais três centros de saúde do distrito de Coimbra disponibilizam consultas de cardiologia por telemedicina, no âmbito de um programa desenvolvido pelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

Em comunicado, a ARSC refere que os centros de saúde de Condeixa-a-Nova, Montemor-o-Velho e S. Martinho do Bispo (Coimbra) iniciaram esta semana as consultas, que na próxima semana serão estendidas a Soure.

"A comodidade que representa para o doente, evitando deslocações aos hospitais e custos inerentes, traduz uma das muitas vantagens deste sistema de consulta, que possibilita, igualmente, o diagnóstico e tratamento precoce dos doentes", salienta a nota.

As consultas de cardiologia por telemedicina são ministradas pelo Serviço de Cardiologia B do CHUC.

"A nível da prática clínica, as vantagens da consulta de telemedicina são reconhecidas a nível do apoio direto dado pelo médico especialista ao colega de Medicina Geral e Familiar, melhorando a comunicação entre os centros de saúde e os hospitais centrais", refere a ARSC.

A primeira consulta de cardiologia por telemedicina realizada entre a Cardiologia B do CHUC, dirigida pelo especialista Lino Gonçalves, e um centro de saúde da área de influência da ARSC, teve lugar em 2015, em Cantanhede.

Foi também a primeira vez que, em Portugal, foi utilizada para o efeito a plataforma PDS live, do Ministério da Saúde, para se fazer uma consulta de Telemedicina na área cardiovascular.

Tópicos
pub