Crise socio económica está a provocar aumento de maus tratos a crianças

| Educação
Crise socio económica está a provocar aumento de maus tratos a crianças

Foto: Reuters

Os maus tratos físicos e a negligência a crianças estão a aumentar com as dificuldades das famílias, que não conseguem assegurar necessidades básicas como alimentação, vestuário e uma casa digna. Deolinda Barata, dirigente da Sociedade Portuguesa de Pediatria, assinala que a crise torna as famílias inseguras e disfuncionais, logo está criado o cenário para que aconteçam maus tratos que recaiem sempre sobre o elo mais fraco, as crianças, mas também sobre as mulheres, muitas tornam-se vítimas de violência doméstica, que também está a aumentar.

Deolinda Barata coordena também o núcleo de crianças e jovens em risco do Hospital D. Estefânia, Lisboa, onde tem assistido a situações que não surgiam na prática clínica "há 20 ou 30 anos".

C/Elsa Ferreira

Relacionados:

A informação mais vista

+ Em Foco

Em Pedrógão Grande, dois anos depois dos incêndios, quase só os estrangeiros são atraídos para a região.

Uma equipa da RTP acompanhou o curso dos novos seguranças pessoais, "sombras" de quem protegem.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.