Defesa de Sócrates rejeita acusações publicadas pelo `Sol` este sábado

por RTP
João Araújo, advogado de José Sócrates Reuters

Em nota à comunicação social, o advogado do ex-primeiro-ministro José Sócrates, denunciou as alegações publicadas este sábado pelo semanário Sol, que acusa Sócrates de ter pago ao autor de um blog para publicar notícias favoráveis ao ex-governante.

"Os factos da notícia são absurdos e inteiramente falsos e correspondem apenas a injuriosas e difamatórias especulações da investigação e do MP", refere a nota enviada por João Araújo.

"Desde logo, e conforme está há muito demonstrado no inquérito, o Eng. José Sócrates não é dono de qualquer dinheiro ou de quaisquer bens do Eng. Carlos Santos Silva ou das suas empresas e participações sociais ou financeiras", acrescenta.

"Quanto ao blog referido na notícia, a verdade é que apenas conheceu um dos seus autores em finais de 2012 e nunca lhe pagou nem para ele obteve qualquer remuneração" afirma ainda o comunicado.

O advogado promete proceder judicialmente por considerar o artigo um caso de violação do segredo de Justiça.

"Trata-se, de todo o modo, de factos e elementos do processo que, até conclusão do inquérito, estão criminalmente protegidos por segredo de justiça relativamente a terceiros - precisamente para garantia de direitos fundamentais dos cidadãos que abusivamente continuam sujeitos à condição de arguidos" afirma o jurista.

"A defesa do Eng. José Sócrates irá, por isso, requerer a abertura de novo inquérito crime contra todos os responsáveis, e promover os demais procedimentos judiciais que cabem ao caso" promete o comunicado.

Na nota, a defesa de José Sócrates acusa o Ministério Público de manter "aberto o inquérito crime conhecido por Operação Marquês apenas para continuar a alimentar calúnias pessoais e políticas contra o Eng. José Sócrates."

"Este inquérito e esta investigação parecem, na verdade, ter abandonado qualquer esforço de procura da verdade, preferindo a especulação mesquinha em torno de mexericos políticos que vão inventando e alimentando" diz ainda João Araújo.
pub