Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Diogo Gaspar em liberdade condicionada e proibido de exercer funções

por RTP
António José - Lusa

O diretor do Museu da Presidência, Diogo Gaspar, ficou esta sexta-feira em liberdade mediante caução de 50 mil euros e suspenso das funções públicas que exercia atualmente. A decisão foi tomada pela juíza de Instrução Criminal no processo da operação "Cavaleiro".

Segundo nota à comunicação social da Procuradoria-Geral da República, a juíza de Instrução Criminal Maria Antónia Andrade decidiu também proibir Diogo Gaspar de contactar com funcionários e entrar no Museu da Presidência, Secretaria-geral da Presidência e Palácio da Cidadela, em Cascais.

O diretor do Museu da Presidência, Diogo Gaspar, foi detido na quinta-feira por suspeita de crimes de tráfico de influência, falsificação de documento, peculato, peculato de uso, participação económica em negócio e abuso de poder.

A PGR esclarece também, na nota à comunicação social, que no âmbito do inquérito "foram intercetadas comunicações telefónicas nas quais intervém acidentalmente o Presidente da República".

"O Presidente do Supremo Tribunal de Justiça determinou a destruição imediata de elementos relativos a essas mesmas interceções telefónicas, por as considerar manifestamente estranhas ao processo, não tendo, por isso, qualquer relevância para a investigação", acrescentou.
Operação Cavaleiro
Na quinta-feira, para além da detenção, a Unidade Nacional contra a Corrupção da Polícia Judiciária conduziu diligências na secretaria-geral e no Museu da Presidência da República. As diligências decorreram na zona da Grande Lisboa e em Portalegre.

A Polícia Judiciária revelou ainda que "foram apreendidos relevantes elementos probatórios, bem como diversos bens culturais e artísticos que, presumivelmente, terão sido descaminhados de instituições públicas".

Diogo Gaspar é o responsável daquela instituição desde 2001. Foi condecorado pelos dois anteriores presidentes da República, Cavaco Silva e Jorge Sampaio.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deu desde logo instruções para que houvesse total transparência e cooperação com as autoridades policiais na investigação.

c/ Lusa

pub