Doutorando do IGC João Barroso-Batista premiado por melhor artigo científico sobre saúde

por Lusa

Lisboa, 28 jun (Lusa) - O doutorando João Barroso-Batista, do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), foi distinguido com o Prémio Omenn, da Sociedade Internacional de Evolução, Medicina e Saúde Pública, para a melhor investigação publicada na área, indicou hoje o IGC à Lusa.

O prémio, no valor de 5.000 dólares (4.511 euros), foi atribuído ao aluno de doutoramento do IGC, pela publicação, em 2015, na revista Nature Communications, de um artigo que conclui que o sistema imunitário afeta a evolução das bactérias do intestino.

Segundo a investigação, da qual João Barroso-Batista é o primeiro autor, a composição de bactérias do intestino muda, de forma imprevisível, quando as defesas do organismo falham, o que sugere que, em caso de inflamação intestinal, o tratamento tenha em conta essa especificidade.

A sua equipa, liderada pelas investigadoras Isabel Gordo e Jocelyne Demengeot, analisou como a bactéria E. coli, que existe no intestino, evolui em ratinhos saudáveis e em ratinhos com uma mutação genética - a ausência de linfócitos, glóbulos brancos do sistema imunitário, que protege o organismo de doenças.

O prémio tem o nome do médico norte-americano Gilbert S. Omenn, que suporta financeiramente a distinção.

Tópicos
pub