Duarte Lima arguido no caso dos submarinos

| País

|

Domingos Duarte Lima foi esta semana constituído arguido no caso da compra dos submarinos portugueses à empresa alemã Ferrostaal, por alegadamente ter recebido um milhão de euros do contra-almirante Rogério d'Oliveira, que também foi constituído arguido no mesmo processo, revela o jornal Sol de hoje.

Segundo o semanário, a descoberta da operação foi feita pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e resultou do cruzamento de dados dos processos de Rosalina Ribeiro, Operação Furacão e Monte Branco. Duarte Lima e Rogério d'Oliveira são suspeitos de branqueamento de capitais, tráfico de influências e fraude fiscal.

Terá sido na conta de Duarte Lima no banco suíço UBS, já mencionada no caso Rosalina Ribeiro, que o contra-almirante terá depositado a quantia de um milhão de euros, vinda de uma conta offshore criada em nome de Rogério d'Oliveira. A disponibilização do milhão de euros a Duarte Lima em Portugal, escreve o jornal, "terá sido efetuada através dos mecanismos apurados na operação Monte Branco - nomeadamente através das contas de "Zé Medalhas" (que se encarregava de levantar o dinheiro em notas e entregá-lo aos clientes de Michel Canals e Ricardo Castro)".

Canals e Castro são dois ex-funcionários do UBS e fariam parte de uma rede desmantelada na Operação Monte Branco, que criava sociedades offshore para poder tranferir e branquear o dinheiro dos seus clientes, fugindo assim ao Fisco. Castro está sob caução e Canals está preso preventimanete desde maio passado, assim como "Zé Medalhas".

O contra-almirante Rogério d'Oliveira - que já foi inquiro do DCIAP esta semana, assim como Duarte Lima - aparece no processo aberto na Alemanha sobre a compra dos submarinos como consultor técnico do grupo alemão, trabalho onde terá recebido cerca de um milhão de euros entre 200 e 2008, conta o Sol. Em 2001, o contra-almirante emitiu um parecer contra a escolha da empresa francesa para a construção dos submarinos.


Tópicos:

Arguido, Duarte Lima, Ferrostaal, Submarinos,

A informação mais vista

+ Em Foco

Na semana em que se assinala o início da II Guerra Mundial, a RTP conta histórias de portugueses envolvidos diretamente no conflito.

    Entrevista Olhar o Mundo a um dos autores e investigadores militares mais reconhecidos do mundo anglo-saxónico.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.