Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Encontrado corpo do português desaparecido em novembro nos Picos da Europa

por RTP

Foto: RTP

O corpo de João Marinho estava desaparecido desde Novembro do ano passado e foi este sábado encontrado numa ravina.

Foi encontrado o corpo do praticante de trail que estava desaparecido nos Picos da Europa desde novembro.

O corpo de João Marinho foi encontrado numa ravina.

As buscas tinham sido retomadas por familiares e amigos do atleta de Amarante e neste fim de semana as autoridades espanholas também estavam no terreno.

João Marinho desapareceu em Novembro durante umas férias em que fazia trail sozinho nos Picos da Europa. Terá sido surpreendido por uma tempestade de neve.
Guardia Civil recolheu o corpo
A Guardia Civil de Gijon já confirmou à Agência Lusa que recolheu o corpo de um montanhista nos Picos da Europa, que enviou para autópsia para confirmar que se trata do português João Marinho.

De acordo com fonte do Comando Geral da Guardia Civil em Gijón (Astúrias, Norte de Espanha), "o corpo do montanhista foi recolhido por uma Equipa do Serviço de Resgate e Intervenção em Montanha e foi enviado para autópsia no Instituto Anatómico Forense de Oviedo".No corpo, os montanhistas encontraram documentos em nome de João Paulo de Sá Guimarães Marinho.

A mesma fonte indicou que só poderá confirmar oficialmente que se trata do corpo de João Marinho depois de concluídos os trabalhos de comparação de ADN.

Segundo a agência de notícias espanhola Europa Press, o corpo foi descoberto por um grupo de montanhistas na manhã deste sábado, na passagem de Peña Santa de Enol, uma das zonas por onde se sobe aos Picos.
Documentos identificam João Marinho
No corpo, os montanhistas encontraram documentos em nome de João Paulo de Sá Guimarães Marinho.

Os mesmos montanhistas adiantaram que o estado do corpo os fez supor que a pessoa em causa teria morrido há bastante tempo.

Ainda assim, a Guardia Civil não confirma ainda a identidade, preferindo aguardar pelos trabalhos de comparação de ADN do Instituto de Oviedo.

As últimas fotografias de João Marinho nas redes sociais Facebook e Instagram datam de 04 de novembro de 2014 e nelas o aventureiro português aparece com o equipamento de montanha e com os Picos da Europa ao fundo.

(c/ Lusa)

pub