Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Encontrado novo camião na Áustria com 26 migrantes a bordo

por Antena 1

A polícia austríaca deteve um cidadão romeno de 29 anos que transportava num camião 26 refugiados, entre os quais três crianças pequenas gravemente desidratadas.

"As três crianças pequenas tiveram de ser hospitalizadas (...) devido ao seu mau estado de saúde. Os médicos indicaram que foram tratadas por desidratação grave", indicou a polícia num comunicado citado pela agência France Presse.

Os 26 refugiados, da Síria, Afeganistão e Bangladesh, estavam confinados a um espaço estreito e com pouca ventilação.
A polícia intercetou o veículo na sexta-feira de manhã na localidade de Sankt Peter am Hart, perto da fronteira com a Alemanha, e deteve o motorista por tráfico de seres humanos, segundo a agência noticiosa espanhola EFE.

Este camião foi intercetado um dia depois da descoberta dos corpos de 71 pessoas num camião abandonado numa autoestrada no leste da Áustria. O camião era oriundo da Hungria.

Segundo os primeiros elementos da investigação, as 71 vítimas - 59 homens, oito mulheres e quatro crianças - eram possivelmente migrantes sírios e terão morrido asfixiadas.

Os quatro suspeitos da morte dos 71 migrantes, três búlgaros e um afegão, ficarão detidos até 29 de setembro, decidiu este sábado a justiça húngara.

Entretanto, a Hungria concluiu a vedação de arame farpado para tentar travar o fluxo dos migrantes que tentam entrar no país vindos da Sérvia.

O ministro da Defesa húngaro revelou que o muro foi concluídos dois dias antes do prazo previsto.

C/ Lusa
pub