Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Enfermeiros arguidos no caso dos Comandos com termo de identidade e residência

por RTP
Lusa

Os dois enfermeiros militares foram ouvidos como arguidos pelo Ministério Público no inquérito à morte de dois alunos do curso de Comandos e ficaram com Termo de Identidade e Residência (TIR). O anúncio foi feito esta terça-feira pela Procuradoria-Geral da República.

Segundo a nota da PGR enviada às redações, os dois enfermeiros são suspeitos da prática de crimes de omissão de auxílio e abuso à integridade física.

O processo decorre no âmbito da investigação às circunstâncias do treino que levaram à morte de dois alunos do curso de Comandos.

O sargento João Coelho e a furriel Isabel Nascimento eram os únicos dois enfermeiros que estavam presentes no Campo de Tiro de Alcochete no primeiro dia de instrução do 127º curso dos comandos, quando se deram os acontecimentos.

"Até ao momento, para além dos agora constituídos, o processo não tem quaisquer outros arguidos", informa o gabinete da Procuradoria-Geral da República.

Refere a nota que estão em caiusa "suspeitas da prática de crimes de omissão de auxílio (art.º 200.º do Código Penal) e de abuso de autoridade por ofensa à integridade física (art.º 93.º do Código de Justiça de Militar)".

Para além da Ordem dos Enfermeiros, que já pediu a identificação dos dois militares para abrir um processo de averiguações, também a Ordem dos Médicos abriu um inquérito disciplinar.

Em causa está a atuação de Miguel Onofre Domingos, médico dos Comandos com a patente de capitão, que terá ordenado a quatro militares que tinham desfalecido para rastejarem até à ambulância, segundo avançoou a imprensa desta terça-feira.

Os acontecimentos agora investigados remontam ao dia 4 de setembro. Dois militares morreram na sequência do treino do 127.º Curso de Comandos que decorreu no Campo de Tiro de Alcochete. Vários outros receberam assistência hospitalar.

A morte dos militares está a ser investigada em várias frentes. O Exército abriu o processo de averiguações que ditou os dois processos disciplinares, decorrendo anda as investigações do Ministério Público e da Polícia Judiciária Militar.

Em paralelo com este inquérito, decorre ainda uma inspeção técnica extraordinária que incide sobre os referenciais do curso e o processo de seleção. Até estar concluída essa inspeção, está suspensa a realização de mais cursos.
Tópicos
pub