Espionagem da NSA terá infetado centro de telecomunicações em Portugal

| País
Espionagem da NSA terá infetado centro de telecomunicações em Portugal

Foto: reuters

Portugal também foi alvo da espionagem dos EUA. Um jornal holandês conta que a agência norte americana infetou com programas de espionagem mais de 50 mil redes de telecomunicações em todo o mundo, Portugal incluído.

O mapa, alegadamente da NSA - Agência Norte Americana de Segurança - a que o jornal holandês teve acesso, mostra que a agência classifica as ligações a partir de Portugal como de acesso "regional".

No mapa são visíveis as ligações por cabos submarinos para o Brasil, África e Norte da Europa.

O programa de espionagem terá sido colocado num único centro de telecomunicações a sul de Lisboa.

O governo português, incluindo o primeiro-ministro, tem dito que não tem informação de que o país tenha sido espiado pelos norte americanos.

Trata-se de uma questão que tem levantado problemas diplomáticos entre vários países europeus e Washington. Países como Alemanha e França não gostaram de saber que foram espiados.

A informação mais vista

+ Em Foco

Um mês depois dos incêndios, ainda há raízes em combustão sob a terra no concelho de Pedrógão Grande. Reunimos aqui um conjunto de vídeos em 360 graus captados no local.

A 17 de junho, Portugal começou a assistir ao mais mortífero incêndio de sempre. A paisagem de Pedrógão Grande mantém-se em tons de sépia. Um cenário captado pelo fotojornalista Pedro A. Pina.

    Nos últimos dois anos a RTP ouviu três vozes com diferentes perspetivas do conflito israelo-palestiniano: Miko Peled, Shahd Whadi e Tamir Ginz.

    Natalidade, envelhecimento, turismo, agricultura, emigração, pobreza, saúde, desigualdades. A caminho das autárquicas a Antena 1 fixa o país em 20 retratos.