Espionagem da NSA terá infetado centro de telecomunicações em Portugal

| País
Espionagem da NSA terá infetado centro de telecomunicações em Portugal

Foto: reuters

Portugal também foi alvo da espionagem dos EUA. Um jornal holandês conta que a agência norte americana infetou com programas de espionagem mais de 50 mil redes de telecomunicações em todo o mundo, Portugal incluído.

O mapa, alegadamente da NSA - Agência Norte Americana de Segurança - a que o jornal holandês teve acesso, mostra que a agência classifica as ligações a partir de Portugal como de acesso "regional".

No mapa são visíveis as ligações por cabos submarinos para o Brasil, África e Norte da Europa.

O programa de espionagem terá sido colocado num único centro de telecomunicações a sul de Lisboa.

O governo português, incluindo o primeiro-ministro, tem dito que não tem informação de que o país tenha sido espiado pelos norte americanos.

Trata-se de uma questão que tem levantado problemas diplomáticos entre vários países europeus e Washington. Países como Alemanha e França não gostaram de saber que foram espiados.

A informação mais vista

+ Em Foco

Passaram sete anos desde o início das “Primaveras Árabes”. Regimes mudaram, guerras civis rebentaram, houve conflitos que alteraram dinâmicas regionais e vazios de poder que deram origem a Estados falhados.

Veja ou reveja a primeira entrevista de Rui Rio depois de ter sido eleito presidente do PSD.

Na hora da despedida da liderança social-democrata, as juventudes partidárias olham para o legado do ex-primeiro-ministro, com uma pergunta em mente: se Portugal não falhou, o que dizer de Pedro Passos Coelho?

    Uma caricatura do mundo em que vivemos.