Exército conta com primeiros `drones` até ao fim do ano - CEME

por Lusa

O chefe do Estado-Maior do Exército, Rovisco Duarte, afirmou hoje que conta com os primeiros `drones` ainda este ano, após terem sido iniciados os procedimentos para a compra de 12 daqueles sistemas aéreos não tripulados.

"Os procedimentos estão lançados e agora é o concurso a decorrer, conto com os primeiros já este ano, conto com isso", disse Rovisco Duarte à Lusa, no final de uma audição na comissão parlamentar de Defesa, que decorreu, como é hábito, à porta fechada.

O ministério da Defesa Nacional anunciou na terça-feira que autorizou a compra de 12 sistemas aéreos não tripulados (mini-UAV) e que o processo de aquisição, através da central de compras da NATO, não deverá exceder o montante máximo de seis milhões de euros até 2021.

Rovisco Duarte sustentou que estes equipamentos são "determinantes" em missões de reconhecimento e considerou que "os exércitos não podem passar sem esses sistemas".

"Hoje em dia as missões militares exigem que se veja além da esquina, que se veja além da colina. É um facilitador em termos de obtenção de informação do adversário, é extremamente significativo", acentuou.

O Exército português não dispõe atualmente de equipamentos deste tipo.

A compra dos mini-UAV foi autorizada pelo ministro da Defesa de modo a que exista ajuda na recolha de informações em apoio das Unidades Escalão Batalhão.

 

Tópicos
pub