Fogo na zona do Alqueva com 90 por cento da área em resolução

por Lusa

Alqueva, Évora, 28 jul (Lusa) -- O incêndio na zona de Alqueva que deflagrou na tarde de segunda-feira tinha às 06:45 de hoje "90% da área em resolução", disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora.

"Durante a noite fizemos um investimento de meios bastante musculado, com o empenho enorme de todas as entidades envolvidas, o que garantiu que ao amanhecer o fogo estivesse cerca de sensivelmente 90% de toda a área em resolução", afirmou José Soldado, segundo comandante do CDOS de Évora.

O fogo deflagrou pelas 15:17 de segunda-feira e chegou a ter três frentes ativas, consumindo áreas de mato, eucaliptal, montado e pasto na Serra do Meio, freguesia de Alqueva, no concelho de Portel, distrito de Évora.

José Soldado explicou que alguns pontos mais quentes estavam às 06:45 a ser resolvidos e que os meios no terreno eram suficientes, estando as operações a decorrer favoravelmente.

"Neste momento [cerca das 07:00], o fogo tem uma pequena frente ativa, mas todos os meios estão junto a ela", acrescentou, referindo que se encontravam no local 232 operacionais apoiados por 68 veículos.

José Soldado sublinhou ainda que durante o combate ao fogo "não houve nenhum acidente" e que o incêndio "não colocou casas em risco", estimando a sua total resolução durante o período da manhã.

 

Tópicos
pub