Gaia prepara plano concelhio para a terceira idade

por Lusa

Para promover um "envelhecimento digno, ativo e com qualidade", a autarquia de Gaia irá preparar um Plano Gerontológico Concelhio a partir de um diagnóstico social que começará a ser feito em parceria com o Instituto de Serviço Social do Porto

O protocolo entre a câmara, a empresa municipal Gaiurb e o instituto foi hoje assinado e pressupõe que 35 alunos do curso de Gerontologia Social realizem um estágio de um ano em Gaia onde levarão a cabo um processo de recolha de informação junto da população idosa e criação de uma base de dados.

"A nossa expectativa é que seja um diagnóstico importante sobre a realidade do concelho no que concerne à terceira idade. A informação a este respeito é escassa e precisamos de informação mais atualizada [para] que, a partir daí, seja possível desenhar um conjunto de intervenções na área da gerontologia", assinalou o presidente da autarquia.

Através deste trabalho pretende-se perceber a distribuição da população idosa pelas diferentes freguesias e equipamentos sociais do concelho, "detetando fragilidades ao nível da oferta existente, com vista à promoção de serviços ajustados e com qualidade", refere o protocolo.

Durante a recolha dos dados espera-se também que sejam identificadas todas as situações de isolamento e exclusão social de idosos, bem como difundir práticas de participação social e cívica.

O Plano Gerontológico Concelhio, para vigorar entre 2017 e 2021, prevê ainda que sejam disseminados os resultados do estudo e a promovidas as "estratégias conducentes a um envelhecimento socialmente integrado".

"A colaboração entre as três instituições outorgantes desenvolver-se-á em torno da formação em Gerontologia Social, nomeadamente no que respeita ao enquadramento de estágios curriculares, e da promoção da investigação [e] intervenção na área de Gerontologia Social, através de um trabalho conjunto com vista à definição de um Plano Gerontológico Concelhio", especifica o documento.

Tópicos
pub