GNR alerta população sobre comportamentos a adotar para diminuição de incêndios

por Lusa

Lisboa, 11 fev (Lusa) -- A GNR indicou hoje que está a realizar, em todo o país, ações de sensibilização para alertar a população sobre os comportamentos a adotar, nesta altura do ano, para a diminuição de incêndios florestais no verão.

A operação "Floresta Protegida", que se realiza até 14 de maio em todo o país, consiste na realização de diversas ações de sensibilização junto da população, em especial das comunidades escolares, sobre os incêndios florestais, refere a Guarda Nacional Republicana em comunicado.

Segundo a corporação, as ações de sensibilização visam alertar para a importância dos procedimentos preventivos a adotar nesta altura do ano, nomeadamente sobre o uso do fogo, limpeza e remoção de matos e manutenção das faixas de gestão de combustível.

Os comportamentos que se devem adotar nesta altura do ano têm como objetivo "a redução do número de ocorrências e a minimização dos riscos de incêndio florestal", adianta aquela força de segurança.

As ações de sensibilização estão a ser realizadas pelos militares do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) e do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS).

Além destas ações de sensibilização, a GNR vai também realizar, numa fase subsequente, uma fiscalização, com o objetivo de corrigir as situações de incumprimento face à obrigatoriedade da manutenção das faixas de gestão de combustível.

Em 2015, a GNR registou 20.481 ocorrências de fogo, que provocaram 68 mil hectares de área ardida, e identificou 5.864 crimes, relacionados com incêndios florestais, fez 74 detenções, estabeleceu 2.676 contraordenações e identificou 902 pessoas.

Segundo a GNR, em 2015, os três principais motivos de incêndio foram a negligência (38%), causas desconhecidas (33%) e causa intencional (20%).

Tópicos
pub