Governo dos Açores recomenda fecho de creches e jardins-de-infância devido ao mau tempo

por Lusa

O Governo Regional dos Açores recomendou hoje o encerramento de todos os jardins-de-infância e creches das ilhas dos grupos central e oriental na sexta-feira devido ao agravamento do estado do tempo.

Num comunicado, o gabinete de imprensa do executivo açoriano informa que a Secretaria Regional da Solidariedade Social recomenda o fecho destes estabelecimentos nas ilhas de Santa Maria e São Miguel (grupo oriental) e Graciosa, Faial, Pico, Terceira e São Jorge (grupo central).

"Por precaução, é igualmente recomendado o encerramento dos centros de atividades de tempos livres, dos centros de atividades ocupacionais e dos centros de dia", adianta a mesma nota, que pede a colaboração de todas as instituições particulares de solidariedade social responsáveis por estas valências "no sentido da adoção desta medida preventiva".

O ciclone `Alex` vai passar a furacão e atingir o grupo central dos Açores na sexta-feira, disse hoje à agência Lusa Carlos Ramalho, meteorologista da delegação regional do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os grupos oriental e central dos Açores vão estar na sexta-feira sob aviso vermelho devido à previsão de chuva e vento forte.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores já emitiu um alerta e recomendou a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento, bem como a adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes ou placards e outras estruturas montadas ou suspensas.

A Proteção Civil açoriana aconselha também a manter limpos os sistemas de drenagem e a consolidar telhados, portas e janelas, devendo a população ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas, não devendo praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar.

Tópicos
pub