Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Governo investe 14 milhões de euros na reabilitação de 13 escolas públicas

por Lusa

Amadora, Lisboa, 23 set (Lusa) - O Governo assinou hoje, na Amadora, acordos de colaboração com dez municípios no valor de 14 milhões de euros para levar a cabo obras de modernização em 13 estabelecimentos de ensino, recorrendo a fundos comunitários.

Numa cerimónia presidida pelos ministros da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, foram assinados acordos de parceria com os municípios de Alcobaça, Almada, Amadora, Batalha, Figueira da Foz, Mealhada, Odivelas, Sardoal, Torres Novas e Torres Vedras.

Os acordos visam a realização de obras em escolas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundárias, beneficiando 9.199 alunos.

O ministro da Educação explicou que os acordos vão permitir executar investimentos em escolas que estão mapeadas no âmbito do Portugal 2020, levando a que no total sejam realizadas centenas de obras em estabelecimentos de ensino de norte a sul do país.

"Esta é a segunda cerimónia que estamos a realizar e estamos muito contentes porque vai permitir a execução estável destes fundos e melhorar a qualidade da execução destes investimentos", disse o governante.

Na sua intervenção, Tiago Brandão Rodrigues afirmou que o Governo não irá "ficar descansado" enquanto houver "escolas antigas a precisar de serem modernizadas".

"Queremos escolas renovadas que proporcionem oportunidades para todos", sublinhou.

Por seu turno, o ministro do Planeamento e Infraestruturas realçou o facto de estas intervenções terem "um forte impacto no crescimento económico e no investimento público".

"Vai criar muitos postos de trabalho e dar um enorme impulso ao investimento económico", observou.

No total, os acordos de colaboração contemplam a modernização de 200 escolas num investimento global de 200 milhões de euros provenientes de fundos comunitários e do Orçamento do Estado.

Tópicos
pub