Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Grupos central e oriental dos Açores sob aviso vermelho devido à chuva forte

por Lusa

Lisboa, 03 set (Lusa) -- Os grupos central e oriental dos Açores estão hoje sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os grupos central (Graciosa, S. Jorge, Faial, Pico e Terceira) e oriental (S. Miguel e Santa Maria) estão sob aviso vermelho desde as 01:00 (02:00 em Lisboa) e até às 08:00 locais (09:00 no continente) devido à previsão de precipitação forte.

O grupo ocidental (ilhas do Corvo e Flores) está sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, também devido à chuva forte entre as 01:00 e as 08:00 de hoje.

O IPMA colocou também todo o arquipélago dos Açores sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de trovoada.

O aviso vermelho é o mais grave de uma escala de quatro e é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação meteorológica de risco extremo.

De acordo com o IPMA, o aviso laranja é o segundo mais grave numa escala de quatro e implica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Já o aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades que dependem do estado do tempo.

O IPMA prevê para hoje nos grupos central e oriental céu geralmente muito nublado, períodos de chuva e aguaceiros, que poderão ser pontualmente fortes, possibilidade de trovoadas e vento do quadrante sul moderado, tornando-se bonançoso.

Para o grupo ocidental prevê-se céu geralmente muito nublado, períodos de chuva e aguaceiros, que poderão ser pontualmente fortes, possibilidade de trovoadas e vento sueste moderado, tornando-se bonançoso e rodando para sudoeste.

Em Ponta Delgada e Angra do Heroísmo as temperaturas vão oscilar entre 20 e 23 graus Celsius, na Horta entre 21 e 23 e em Santa Cruz das Flores entre 21 e 24.

Tópicos
pub