Ilhas das Flores e Corvo sob aviso vermelho para vento forte

por RTP
Para o Pico, Terceira, São Jorge, Faial e Graciosa a meteorologia mantém um aviso laranja José António Rodrigues - Reuters

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou a vermelho o alerta para as ilhas açorianas das Flores e do Corvo, devido à previsão de rajadas de vento que podem atingir os 150 quilómetros por hora. Este aviso deverá manter-se em vigor entre as 20h00 locais (21h00 em Lisboa) e as 5h00 de quinta-feira.

A preceder o aviso vermelho, o IPMA acionou o laranja a partir das 11h00, tendo igualmente em conta a previsão de vento forte, e um outro aviso, da mesma cor, para agitação marítima a partir das 17h00, perdurando até à madrugada de quinta-feira.A Secretaria Regional da Educação e Cultura já anunciou o encerramento das escolas das Flores e do Corvo.

Para o Pico, Terceira, São Jorge, Faial e Graciosa – o grupo central – a meteorologia mantém um aviso laranja das 17h00 desta quarta-feira às 5h00 de quinta-feira. Naquelas ilhas as rajadas de vento podem chegar aos 130 quilómetros por hora.

Foram também emitidos avisos amarelos para chuva, trovoada, agitação marítima e vento nos grupos ocidental, central e oriental (São Miguel e Santa Maria) – a vigorar a partir das 11h00 e durante 24 horas.
Avisos das capitanias
Por seu turno, a Autoridade Marítima dos Açores advertiu para um expectável agravamento do estado do tempo no arquipélago, nomeadamente “ocorrência de vento forte, chuva intensa e aumento da ondulação”, que pode ultrapassar os “seis metros de altura”.

“Recomenda-se, por isso, à comunidade marítima o reforço das amarrações e vigilância das embarcações, sobretudo nas zonas viradas a sul e, por isso, mais expostas à forte ondulação que se prevê”, avisam em comunicado as capitanias.

À população pede-se que evite “os passeios junto à linha de água, em particular os molhes, piscinas naturais e zonas balneares”.

c/ Lusa

Tópicos
pub