150 moradores regressam a casa após incêndio em Guimarães

por RTP
José Coelho - Lusa

Cento e cinquenta pessoas foram retiradas esta quinta-feira de seis prédios de habitação em Guimarães devido a um incêndio que começou na garagem de um edifício. O fogo na freguesia de Urgezes provocou ferimentos num bombeiro que combatia as chamas e danificou cinco viaturas. Os trabalhos de rescaldo já terminaram.

O bombeiro sofreu queimaduras nos membros superiores e foi transportado para o hospital. O alerta para o incêndio foi dado pouco depois das quatro da madrugada, obrigando à retirada de 150 pessoas do complexo composto por seis prédios de habitação com quatro andares.

Cerca de 150 moradores dos seis prédios foram retirados das suas casas por questões de segurança. Dois tiveram de ser assistidos no local por inalação de fumos.

"Encontrámos um cenário muito complicado (…) O incêndio terá começado na garagem de um dos prédios e depois propagou-se a outros edifícios, disse o comandante Bento Marques à RTP.

O incêndio foi combatido por 35 bombeiros, apoiados por dez viaturas, e já está em fase de rescaldo, tendo sido dado como dominado às 6h25. Agora vão ser averiguadas as causas do fogo.

O regresso dos moradores às suas casas está a ser feito por etapas já que está a ser feita a extração do fumo, ou seja, do monóxido de carbono que invadiu as caixas de escadas dos prédios. A construção é antiga e não tem portas corta-fogo.

De acordo com os bombeiros, o regresso dos moradores a casa vai demorar todo o dia porque ainda há muito fumo nos prédios, mas não houve passagem de fogo para a área habitacional.
Tópicos
pub