INEM regista aumento significativo de tentativas de suicídio

| País
INEM regista aumento significativo de tentativas de suicídio

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) registou nos primeiros meses deste ano um aumento significativo de tentativas de suicídio. De janeiro a julho de 2012, as equipas de intervenção receberam 904 pedidos de ajuda.

De acordo com os dados a que a Antena1 teve acesso, os psicólogos do INEM tiveram um aumento de pedidos de ajuda de 27 por cento em relação ao mesmo período do ano passado. As depressões profundas são geralmente o ponto de partida para os suicídios.

O atual momento do país não ajuda e a esperança dos portugueses no futuro é cada vez menor. As mulheres são quem tenta suicidar-se mais vezes, mas são os homens que conseguem fazê-lo mais vezes porque usam métodos mais efetivos.

Esta segunda-feira assinala-se o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, promovido pela Associação Internacional de Prevenção do Suicídio, juntamente com a Organização Mundial da Saúde. O lema deste décimo ano em que se celebra a data é “Prevenção do suicídio em todo o mundo: reforçando os fatores de proteção e fomentando a esperança”.


(com Sandra Henriques)

Relacionados:

A informação mais vista

+ Em Foco

A ONU alerta para um ano de grande instabilidade e de necessidades maiores por parte da população civil.

Em entrevista à Antena 1, o presidente do PS elogia a chamada "geringonça", mas coloca reservas quanto à hipótese de ter BE e PCP num futuro executivo socialista.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.