Justiça portuguesa deixa escapar narcotraficantes colombianos

por RTP
El Doctor foi detido em agosto de 2012 na Costa da Caparica. Tentava movimentar 340 quilogramas de droga para venda no mercado europeu. Carlos Jasso - Reuters

Erros e atrasos no processo de El Doctor ditaram a libertação do narcotraficante e do seu braço direito da prisão de Monsanto em abril, quando foi ultrapassado o limite máximo de prisão preventiva, avança esta sexta-feira o Diário de Notícias. Macias Nieto e Edil Luna são agora procurados pela Interpol.

Está em curso a caça aos homens que a justiça portuguesa deixou fugir entre julgamentos, recursos e novos acórdãos. Durante três anos, o tempo máximo para prisão preventiva em casos de especial complexidade, os dois narcotraficantes colombianos estiveram detidos na cadeia de alta segurança.

Segundo avança a edição desta sexta-feira do Diário de Notícias, a ordem judicial de libertação foi emitida em abril, altura em que o prazo foi ultrapassado. 

Entre erros, atrasos e recursos da defesa em várias instâncias o Tribunal da Relação de Lisboa deixou pendente um pedido de extradição emitido pelos Estados Unidos, país que há muitos anos é procurado e investigado pela agência anti-droga americana. 

Devido à complexidade do caso, o Conselho Superior de Magistratura mandou averiguar os termos em que foi conduzido este processo. O DN escreve que os vários recursos da defesa passaram pelas mais altas instâncias da Justiça, desde a Relação de Lisboa, Supremo e Tribunal Constitucional. 
Procurados pela Interpol
Macias Nieto e Edil Luna chegaram a ser condenados pelo Tribunal de Almada em primeira instância. El Doctor a 11 anos e o segundo narcotraficante a oito anos e meio. Aguardavam o avanço no processo na cadeia de alta segurança de Monsanto, em prisão preventiva, e acabaram por ser libertados em abril.

Nessa altura, ficaram apenas obrigados a apresentar-se periodicamente à PSP, o que acabaria por não acontecer. Estão em parte incerta e são procurados pela Interpol.

Em declarações ao DN, o advogado de defesa de Nieto, Carlos Melo Alves, confirma que o seu cliente “saiu de Portugal” e deixa várias críticas a “erros gravíssimos” e outros de cariz técnico por parte da Relação.
 
Os dois narcotraficantes chegaram a Portugal em 2012. Macias Nieto, também conhecido como El Doctor, tem 68 anos e foi detido a 3 de agosto de 2012 na Costa da Caparica, na sequência de uma investigação concertada entre a agência antidroga dos EUA, Interpol e Polícia Judiciária. 

Considerado um dos principais narcotraficantes da Colômbia, foi na altura acusado de tentar trazer cerca de 340 quilos de cocaína para venda no mercado europeu com a ajuda do braço-direito, que acabaria também por ser detido na operação.   
Tópicos
pub