Literacia 3D

por João Fernando Ramos, Rui Sá

A segunda fase do programa Literacia 3D avança com 2 mil alunos. O objetivo é fazer a análise dos conhecimentos dos alunos do ensino básico em três dimensões: Leitura, matemática e ciência.
Consolidar as aprendizagens e a elevar os níveis de conhecimento num contexto similar ao das avaliações internacionais são objetivos.

Na segunda edição do desafio pelo conhecimento participam cerca de 90 mil alunos, provenientes de mais de 750 estabelecimentos de ensino público e privado de todo o país.

Literacia 3D é um desafio nacional dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico de todo o país, envolvendo os respetivos professores e estabelecimentos de ensino, com o propósito de avaliarem as suas competências em três dimensões do saber: leitura, matemática e ciência.

A primeira fase decorreu entre 21 e 29 de novembro. "Este desafio e também uma competição. Adotamos o formato porque os mais novos gostam .", diz Paulo Gonçalves, um dos responsáveis por este programa.

Este desafio pelo conhecimento decorre durante o ano letivo em três fases - local, distrital e nacional -, com base em provas interativas disponibilizadas através da plataforma online Escola Virtual.

Para a fase distrital avançam dois mil alunos. Vai acontecer de 6 a 10 de março. Os melhores alunos de cada distrito, e de cada uma das regiões autónomas encontram-se a 26 de maio na grande final.

"A experiência do ano passado mostra que quem chega à final não são os alunos de cinco na pauta. São bons alunos, se dificuldades de maior. Aqueles de quem os professores costumam dizer que tem potencial para ir mais longe nos resultados", explica o responsável por este Literacia 3D.

A iniciativa que é organizada pela Porto Editora pretende contribuir para o desenvolvimento educativo, pessoal e social dos jovens.
pub