Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Mais de 1,2 milhões de portugueses com mais de 65 anos já se vacinou contra a gripe

por Lusa

Lisboa, 26 nov (Lusa) -- Mais de 1,2 milhões de portugueses com mais de 65 anos já se vacinaram contra a gripe nesta época, segundo o relatório do Vacinómetro, que monitoriza a cobertura vacinal.

A terceira avaliação do Vacinómetro na atual época gripal de 2015/16, hoje divulgada, mostra que se vacinaram 1.278.509 pessoas com 65 anos ou mais, ou seja, 63% da população nesta faixa etária.

Com idades compreendidas entre os 60 e os 64 anos, receberam a vacina mais de 194 mil pessoas, cerca de 30%.

Em relação às profissões de risco, mais de metade (51,3%) aderiu à campanha de vacinação contra a gripe. Dos doentes crónicos, 28,3% encontram-se já imunizados.

Do total de inquiridos, 6,5% foram vacinados pela primeira vez contra a gripe, enquanto os restantes já se tinham vacinado noutros anos.

Até ao momento, estima-se que tenham ainda intenção de se vacinar 17% das pessoas pertencentes aos grupos prioritários para a vacinação, bem como 22% de idosos.

Lançado em 2009, o Vacinómetro monitoriza a taxa de cobertura da vacinação contra a gripe em grupos prioritários e recomendados, num projeto que é uma iniciativa conjunta da Sociedade Portuguesa de Pneumologia e da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, com o apoio de uma farmacêutica.

Tópicos
pub