Mais de 50 associações e empresas participam na Feira Social em Lisboa

por Agência LUSA

Mais de 50 associações e empresas que promovem projectos no âmbito da intervenção social, desenvolvimento local, apoio comunitário e cidadania empresarial participam a partir de hoje em Lisboa na primeira Feira Social.

A primeira mostra anual da acção social portuguesa, que vai decorrer na Praça do Comércio até domingo, tem como tema a "Sustentabilidade dos Projectos Sociais" para assinalar o Ano Internacional do Microcrédito, que se comemora este ano, disse à Agência Lusa Isabel Saldanha, uma das responsáveis do evento.

"A Feira Social é um espaço dinâmico e inovador para apresentação de projectos sociais. O tema escolhido para este ano pretende valorizar a oferta social através da apresentação de projectos concertados, com utilidade prática e atractivos para a população", explicou Isabel Saldanha.

Organizada pela Associação Cais, Governo Civil de Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa e Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas, a Feira Social 2005 pretende "colocar no calendário nacional" o papel das associações e da acção social que desenvolvem.

A Feira Social é composta pela Mostra Social, Espaço Polivalente, palco Night Out, Tenda Desfiles e Projectos Móveis.

Na Mostra Social, as associações e empresas vão apresentar os seus projectos sociais e o Espaço Social é dedicado à realização de debates e tertúlias, onde serão analisados tema como a imigração em Portugal, o microcrédito e a saúde.

Por seu lado, a Tenda Desfiles é uma área onde as pessoas portadoras de deficiência vão mostrar as suas capacidades na moda, arte e música e os projectos móveis destinam-se à divulgação de obras de apoio social que se encontram dispersas pelo país.

Na abertura da feira, marcada para a hoje à tarde, será acesa uma chama que permanecerá até ao encerramento e crianças de bairros carenciados de Lisboa vão cantar o hino da Feira Social.

pub