Marcelo distingue cardeal Sean Patrick O`Malley com Grã-cruz da Ordem Infante D. Henrique

por Lusa

Lisboa, 28 jun (Lusa) - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, distinguiu hoje o cardeal Sean Patrick O`Malley com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, por serviços à comunidade portuguesa.

No final de uma conferência em Lisboa sobre "A missão do papa Francisco e os desafios da Igreja no presente", o chefe de Estado impôs a distinção ao cardeal O`Malley, dizendo que esta pretende distinguir os serviços prestados à comunidade portuguesa nos Estados Unidos.

Em 1985, o cardeal tinha já sido agraciado com a comenda da Ordem Infante D. Henrique em reconhecimento pelo notável trabalho junto da comunidade luso-americana.

O cardeal Sean Patrick O`Malley, nomeado pelo papa para presidir à comissão pontifícia para a proteção de menores, esteve hoje em Lisboa para falar sobre a missão de Francisco e os desafios da Igreja.

O cardeal O`Malley participou no simpósio teológico-pastoral promovido pelo santuário de Fátima, entre sexta-feira e domingo, de acordo com a agência Ecclesia.

Além de presidir à comissão que trata os casos de abuso sexual na Igreja Católica, o também arcebispo de Boston integra o conselho consultivo de nove cardeais nomeado pelo papa para o aconselhar na reforma da Cúria Romana e das instituições da Igreja.

Elevado a cardeal em 2006 pelo papa Bento XVI, Sean O`Malley pertence à Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, ordenado padre em 1970.

Em 1973, Sean O`Malley ficou responsável pastoral pela comunidade latina na grande área de Washington D.C., capital federal dos Estados Unidos. Nesta comunidade desenvolveu relevante atividade eclesial e social, promovendo a assistência médica e apoio legal aos imigrantes.

Cinco anos depois, o cardeal de Washington nomeou-o vigário episcopal para a comunidade portuguesa e diretor do serviço arquidiocesano da Pastoral social. Foi nomeado bispo pelo papa João Paulo II.

Sean Patrick O`Malley nasceu em Lakewood, no estado de Ohio, em 1944, no seio de uma família católica de ascendência irlandesa.

Formou-se em Teologia, fez um mestrado em educação e doutorou-se em literatura espanhola e portuguesa.

EJ // SMA

Lusa/Fim

Tópicos
pub