Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Mau tempo coloca país em alerta

por RTP
Bombeiros ajudam comerciantes em Águeda Paulo Novais - Lusa

A circulação ferroviária está cortada na linha do Norte e na linha da Beira Alta. Dez distritos estão em aviso meteorológico laranja. Coimbra ativou o plano de emergência para cheias e a Proteção Civil vai estar em vigilância acrescida ao caudal do rio Douro ao longo da tarde.

A circulação ferroviária foi interrompida na linha do norte na zona de Estarreja. A chuva intensa inundou a linha. Na linha da Beira Alta não circulam comboios entre Mortágua e Pampilhosa, devido à inundação num túnel, em Trezói.

Na Linha do Douro, no concelho de Baião (distrito do Porto), os comboios já estão a circular com normalidade, depois de a circulação ter sido suspensa esta manhã devido ao mau tempo, referiu fonte da CP.

Quanto à reposição da circulação nas Linhas da Beira Alta e do Norte (Estarreja), fonte da Infraestruturas de Portugal disse à Lusa que estão já vários técnicos no local para tentar restabelecer a circulação nas vias férreas.

A Linha da Beira Alta é a mais afetada e "não há estimativa para a reposição da circulação", uma vez que se trata da "zona mais crítica" devido às inundações.
Coimbra e zona do Douro em alerta
Coimbra já ativou o plano de emergência para cheias. O plano especial visa fazer face a estragos provocados pelo mau tempo e pela subida do rio Mondego.


O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, voltou hoje a ser inundado pelas águas do Mondego, que submergiram também as esplanadas do Parque Verde e ameaçam a localidade de Cabouco.

O comandante dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, Paulo Palrilha, confirmou à agência Lusa que os acessos ao mosteiro e parte do edifício gótico foram invadidos por águas com cerca de metro e meio de altura, com a subida do rio a isolar a montante cerca de 30 habitações na povoação do Cabouco.

A Proteção Civil vai estar de vigilância acrescida ao caudal do rio Douro.

A zona ribeirinha do Porto continua em sobressalto para o período crítico da preia-mar, enquanto a chuva não para de cair chuva continua a cair.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera aumentou ao início da manhã para dez o número de distritos sob aviso meteorológico laranja, mais seis do que no final do dia de sexta-feira. O aviso laranja é o segundo mais grave numa escala de quatro.

No interior do país há previsão de vento forte e queda de neve nas terras altas.
Longe da linha de costa
Em declarações à agência Lusa, o porta-voz da Autoridade Marítima Nacional (AMN) referiu que há um aviso de mau tempo para toda a costa ocidental e que neste momento há sete barras marítimas fechadas a toda a navegação - Caminha, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Figueira da Foz e Douro. Há aviso laranja para toda a costa portuguesa. Em situações extremas, a agitação marítima pode trazer ondas de 12 metros.

Dadas as condições do mar e o agravamento que se espera do estado do tempo para este domingo, Paulo Vicente pede a que todos aqueles que têm no mar a sua atividade profissional ou de recreio uma "cultura de segurança marítima", respeitando os avisos de mau tempo, bem como os condicionamentos e as interdições à navegação.

O conselho alarga-se a todos os cidadãos, dado que ultimamente têm-se registado alguns acidentes por causa de quem procura o melhor enquadramento para a uma fotografia do mar.

"Apelamos e avisamos todas as pessoas para se manterem longe da linha marítima, porque realmente a ondulação vai ser forte e tem que se manter uma distância segura para que não haja acidentes. É essa a nossa recomendação", disse Paulo Vicente.

C/Lusa
pub