Meios para combater fogo em Abrantes e Sardoal continuam a ser reforçados

por Lusa

Abrantes, Santarém, 24 ago (Lusa) -- Os meios de combate ao incêndio que lavra desde terça-feira à tarde nos concelhos de Abrantes e do Sardoal continuam a ser reforçados, mantendo-se concentrados na proteção das populações e habitações, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.

Paulo Cardoso, do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, disse à Lusa que estão no terreno 645 operacionais ajudados por 199 viaturas e quatro máquinas de rasto, provenientes dos distritos de Santarém, Leiria, Lisboa, Évora, Portalegre e Castelo Branco.

À 01:15, a página da Autoridade Nacional da Proteção Civil, que inclui os meios a caminho, referia um total de 702 elementos e 217 veículos.

Segundo o comandante, o esforço de combate continua centrado nas zonas urbanas, tendo em conta que o fogo lavra numa área com muitas pequenas povoações e com habitações dispersas, tendo, até ao momento, ardido uma habitação em Carvalhal, cerca das 22:00 (com dois desalojados a serem recolhidos por familiares), e vários anexos e arrumos.

As atenções estão agora centradas nas aldeias de Fontes e Bairrada, no concelho de Abrantes, estando a proteção das habitações "a correr favoravelmente", disse.

Paulo Cardoso afirmou que, por precaução, foi retirada uma comunidade no concelho do Sardoal.

O combate às quatro frentes que continuam ativas tem sido dificultado pelo vento forte, que origina projeções, esperando o comandante que as condições meteorológicas evoluam favoravelmente durante a noite.

Tópicos
pub