Ministério Público quer ouvir filhos do embaixador iraquiano como arguidos

por Jorge Almeida - RTP

A Procuradoria-Geral da República pediu ao MNE para saber se o Iraque pretende renunciar à imunidade diplomática dos filhos do embaixador em Lisboa.

Na sequência das agressões em Ponte de sor, o Ministério Público “considera‐se essencial para o esclarecimento dos factos, ouvir, em interrogatório e enquanto arguidos, os dois suspeitos que detêm imunidade diplomática”, segundo uma nota da PGR enviada às redações.

A mesma nota considera que estão “em causa estão factos suscetíveis de integrarem o crime de homicídio na forma tentada”.

O Ministério Público suscitou ao Ministério dos Negócios Estrangeiros a ponderação de intervenção no âmbito diplomático, ao abrigo da Convenção de Viena Sobre Relações Diplomáticas, no sentido de saber se o Estado Iraquiano pretende renunciar expressamente à imunidade diplomática de que beneficiam os dois suspeitos, filhos do Embaixador do Iraque em Lisboa.

Das agressões de 17 de Agosto em Ponte de Sor resultaram ferimentos graves no jovem Rúben Cavaco que continua internado no Hospital de Santa Maria em Lisboa. O jovem de 15 anos saiu terça-feira do coma induzido e encontra-se na unidade de cirurgia pediátrica.
pub