Ministro da Saúde diz que quer ultrapassar constrangimento no apoio aos doentes com VIH

por Lusa

Porto, 28 Nov (Lusa) -- O novo ministro da Saúde classificou hoje de complexa a questão da ameaça de encerramento das unidades de apoio aos doentes com VIH, mas garante estar a trabalhar com a Segurança Social para ultrapassar o constrangimento.

"É uma situação que me chegou na sexta-feira, complexa, que tem como sabem, uma tutela partilhada, ou uma responsabilidade partilhada, pela Saúde e pela Segurança Social", explicou aos jornalistas o ministro Adalberto Campos Fernandes, à margem da sessão de encerramento do Congresso Nacional de Médicos que decorreu na cidade do Porto durante três dias.

O Ministro da Saúde garantiu que deu indicação ao secretário de Estado Adjunto e da Saúde, para que de imediato, procurasse, em articulação com a Segurança Social "verificar o que se está a passar e procurar ultrapassar este constrangimento".

Questionado pelos jornalistas sobre o tema, o bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, disse que se tratava de um problema incompreensível no "6.º país com mais médicos da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico)".

"Não é aceitável estar a proibir médicos, que são seres humanos, de marcar férias com as suas famílias, em período de festas com a família, apenas porque o Serviço Nacional de Saúde não se preparou adequadamente com o número de médicos que necessita para reforçar as equipas neste período, o que sempre aconteceu no passado e só este ano e no ano passado é que não foi feita uma programação atempada dos recursos humanos necessários".

 

 

Tópicos
pub