Moradores do Ingote, em Coimbra, falam de um bairro cada vez mais inseguro

por Lusa

Os bairros do Ingote e da Rosa, em Coimbra, nunca foram tão inseguros, afirmaram à agência Lusa vários moradores que se deparam todos os dias com tráfico de droga "à descarada" e que defendem mais operações da polícia.

Uma operação conjunta da Polícia de Segurança Pública (PSP) e da Polícia Judiciária (PJ), nos bairros do Ingote e da Rosa, em Coimbra, culminou hoje com vários detidos e com a apreensão de armas e de doses elevadas de droga, disse fonte da PSP à agência Lusa.

"Havia de ser uma todos os meses", reagiu uma moradora do Ingote, dizendo que "nunca se viu tanto" tráfico de droga como nos tempos mais recentes naquela zona dos subúrbios da cidade.

Durante a noite, por volta das 02:30, vários moradores acordaram com o som de vários tiros no Bairro da Rosa, sugerindo uma disputa entre duas famílias.

Pelas 07:00, os dois bairros acordaram com várias buscas a residências por parte da PSP e PJ, numa iniciativa policial de grandes dimensões.

Um morador que vive no Bairro da Rosa desde a sua fundação, há cerca de 20 anos, não se lembra de um "aparato tão grande" como aquele que hoje encontrou na sua zona de residência.

"Nunca nos sentimos tão inseguros como agora. Tem piorado muito", conta à Lusa esse habitante, sublinhando que nunca se viu "tanto tráfico".

Uma mulher que vive no Ingote há 40 anos diz que tudo é feito "à descarada", vendo-se muitos carros topo de gama a passar pelo bairro para comprar estupefacientes.

"É tudo feito tão à descarada, que até sabemos onde eles [traficantes] têm os esconderijos", sublinha, defendendo também mais operações na zona.

No entanto, apesar de operações como a de hoje "amedrontarem", "amanhã voltará tudo ao mesmo".

"Acho que foi positivo", disse à Lusa outra moradora do Ingote, sugerindo que uma antiga capela desocupada sirva como "posto de polícia permanente" e considerando que as operações apenas dissuadem o tráfico momentaneamente.

Para a habitante deste bairro de Coimbra, é necessário polícia de proximidade.

"Queremos viver em paz e em segurança", realça a moradora, que desde o tiroteio que houve em agosto desistiu de fazer caminhadas à noite.

"Há quase 40 anos que vivo aqui e nunca tive medo. Mas, agora, nunca sabemos o que podemos encontrar", salientou.

Foram realizadas várias buscas a residências naquele bairro problemático da cidade de Coimbra no cumprimento de mandados judiciais, disse à agência Lusa outra fonte da PSP.

Foram apreendidas doses elevadas de droga e de armas e efetuadas ainda algumas detenções, disse a fonte, sem especificar.

A operação, que já terminou e que teve no início no local, às 07:00, culmina uma investigação de vários meses.

Tópicos
pub