Nasceu a primeira cria de lince ibérico na natureza em Portugal

por Jorge Almeida - RTP
Foto: ICNF

A confirmação chegou hoje, 5 de maio de 2016, através de um conjunto de fotografias captadas na herdade das Romeiras, no Baixo Alentejo.

Está confirmada a existência da primeira ninhada de lince ibérico no Parque Natural do Vale do Guadiana. Foi fotografada uma cria com cerca de 45 dias de vida, acompanhada pela sua progenitora, a Jacarandá, a primeira fêmea a ser solta em Portugal no dia 16 de Dezembro de 2014.

Os animais foram identificados através dos procedimentos de monitorização instalados na herdade das Romeiras no Baixo Alentejo.


Foto: ICNF

A fêmea Jacarandá nasceu em 2012 no Centro Nacional de Reprodução de Lince Ibérico em Silves e foi solta no âmbito do programa LIFE + Iberlince, em conjunto com Katmandú, no cercado de solta branda da referida herdade tendo sido posteriormente libertados.

“Considera-se este acontecimento como um marco na conservação do lince-ibérico uma vez que é a primeira reprodução em ambiente natural com êxito comprovado em território nacional desde há décadas”, lê-se num comunicado do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.
Tópicos
pub