Natal em Gaia iluminado por 650 mil lâmpadas LED

| País

|

Este ano o Natal em Gaia vai ser mais iluminado do que o costume. A Câmara Municipal vai investir cerca de 300 mil euros em decorações e iluminações para a época.

A partir desta quarta-feira Gaia vai ter mais de 650 mil lâmpadas LED acesas por toda a cidade. Este projeto resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Gaia, a Gaiurb – Urbanismo e Habitação, EM e a Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Gaia (ACIGaia).

O investimento de quase 300 mil euros tem como objetivo “tornar as ruas mais bonitas e atrativas, chamando assim gente não só de Gaia, mas de outros municípios”, segundo informação da autarquia citada pela Lusa.

As luzes irão destacar-se no Centro Cívico, junto aos Paços do Concelho, onde será recriado o cenário da autêntica Vila Natal, com uma bola gigante que terá a “altura de um prédio de cinco andares, onde os visitantes podem entrar e sentar-se”. Também existirá a casa do Pai Natal e uma árvore de Natal com dez metros de altura.
Natal sustentável

A ideia das 650 mil lâmpadas LED de baixo consumo é conseguir ter um Natal sustentável e com menos gastos energéticos. Para tal as luzes estarão distribuídas por mais de 200 instalações e vários percursos, entre eles a Avenida da República, a rua Marquês Sá da Bandeira, os largos Sandeman e Aljubarrota e ainda pelos Carvalhos no Largo França Borges, rua do Padrão e Gonçalves de Castro.

Para acompanhar estas festividades haverá música e animação em vários pontos da cidade onde estarão “duendes, renas, presentes de Natal, um presépio, distribuição de guloseimas e de balões”. Este conjunto de atividades “pretende dinamizar a economia local nesta importante época natalícia”.

A festa começa esta quarta-feira, dia 30, às 18h00 e conta com a inauguração das luzes de Natal no Centro Cívico, seguida de um concerto pela Orquestra de Saxofones da Fundação Conservatório Regional de Gaia. Já a Vila Natal abre as portas ao público no dia 7 de dezembro.

Tópicos:

Autarquia, Câmara Municipal, Gaia, Luzes, Natal,

A informação mais vista

+ Em Foco

No 20.º aniversário da Exposição Universal sobre os Oceanos, a Antena 1 e a RTP estiveram à conversa com alguns dos protagonistas do evento.

    Em 9 de abril de 1918, a ofensiva alemã varre a resistência portuguesa. O dossier que se segue lança um olhar sobre o antes, o durante e o depois.

      Portugal foi oficialmente um país neutro na 2ª guerra Mundial. Mas isso não impediu que quase mil portugueses tivessem sido deportados, feitos prisioneiros ou escravos pelos nazis.

        Uma caricatura do mundo em que vivemos.