Neve ajuda a fazer fogo controlado para limpar 54 hectares da Serra da Estrela

| País

A neve que cobre a Serra da Estrela vai ser usada no sábado para fazer fogo controlado e ajudar a limpar 54 hectares de matos e pastagens, numa atividade que vai juntar várias organizações de gestão ambiental.

A iniciativa é da associação do Baldio da Freguesia de Cortes do Meio, na Covilhã, e vai decorrer no planalto das Penhas da Saúde, ao longo do dia, disse o presidente de junta Paulo Rodrigues à agência Lusa.

Na prática, é aproveitada a existência da neve como "barreira" para travar o fogo, permitindo assim que as chamas "limpem" apenas áreas delimitadas, "de forma controlada e sem prejuízos para restantes fauna e flora".

Como resultado, obtém-se a renovação de pastagens naturais usadas por explorações agropecuárias e protegem-se habitats que fazem parte da Rede Europeia de Conservação de Habitats - Rede Natura 2000, como é o caso das áreas de cervunais.

"Eliminam-se os matos existentes, onde o gado já não consegue entrar e, ao mesmo tempo, as espécies locais voltam a florescer", explica o autarca de Cortes do Meio.

A técnica de fogo controlado pretende também evitar as tradicionais queimadas que, por vezes, dão origem a fogos florestais não controlados.

A equipa que vai estar no terreno inclui técnicos de fogo controlado credenciados que estudaram os locais e as condições meteorológicas.

Participam na ação o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), a Autoridade Nacional de Proteção Civil, a Força Especial de Bombeiros "Canarinhos", o município da Covilhã e as equipas de sapadores florestais do Baldio de Cortes do Meio.

A associação do Baldio de Cortes do Meio faz a gestão de uma área de vegetação na Serra da Estrela superior a 450 hectares e a ação deste fim de semana deverá abranger 54 hectares.

Tópicos:

Baldio, Habitats, Proteção, Serra,

A informação mais vista

+ Em Foco

Na semana em que se assinala o início da II Guerra Mundial, a RTP conta histórias de portugueses envolvidos diretamente no conflito.

    Entrevista Olhar o Mundo a um dos autores e investigadores militares mais reconhecidos do mundo anglo-saxónico.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.