Nini Remartinez foi uma das estrelas da rádio

| 80 anos rádio pública
Nini Remartinez foi uma das estrelas da rádio

A ver: Nini Remartinez foi uma das estrelas da rádio

Gravação e edição de imagem: Pedro A. Pina - Antena 1

A rádio pública comemora esta semana 80 anos e foi ao encontro de uma das cantoras que marcaram a sua história.

Nini Remartinez tem 96 anos. Começou a brincar às cantigas e acabou por ser uma das vozes da rádio.

Maria Carolina Remartinez – mais conhecida por Nini – formou com a irmã o Duo Remartinez, que alcançou grande sucesso nos anos em que as vozes da rádio eram estrelas nacionais.

Iniciou-se na Rádio Peninsular em 1941 ao lado da irmã e pouco mais tarde passou para a Emissora Nacional, fazendo carreira como cantora.

As irmãs Remartinez cantaram nas emissões para os soldados portugueses e em todos os programas de destaque da rádio, como os Serões para Trabalhadores.

A irmã morreu prematuramente e Nini acabaria a carreira na Emissora Nacional como funcionária da discoteca da rádio.

Nini Remartinez tem uma memória de luxo e uma lucidez que impressiona, conforme se pode ouvir nesta entrevista à Antena 1.

Relacionados:

A informação mais vista

+ Em Foco

Foi há 50 anos que o Homem partiu para a Lua. De Cabo Canaveral, nos EUA, seguiram três astronautas para colocar os nomes na história da humanidade.

Ouvido pela RTP, o artista chinês mostra-se convicto de que Hong Kong e Macau não serão, no futuro, controlados pela China.

Começa a legislatura do Parlamento Europeu saído das últimas eleições. Conheça aqui os eurodeputados portugueses e as suas prioridades.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.