Núcleo de Apoio aos sem-abrigo em Arroios fecha portas por falta de condições financeiras

por Antena 1

Foto: Reuters

O Núcleo de Apoio Local aos sem-abrigo em Arroios, na cidade de Lisboa, vai fechar portas, devido à falta de condições financeiras.

A última refeição foi servida esta sexta-feira.

Segundo o responsável pela gestão do Núcleo de Apoio Local (NAL), Pedro Cardoso, a Câmara de Lisboa "mudou a estratégia" em relação ao modelo de funcionamento do espaço de apoio aos sem-abrigo, reduzindo o financiamento de 77 mil euros para 15 mil euros.

O responsável Pedro Cardoso, referindo que o espaço encerra esta sexta-feira, depois do jantar. vai tentar negociar com a autarquia o novo modelo de funcionamento do espaço.

Localizado no Largo de Santa Bárbara, na freguesia de Arroios, o espaço do NAL foi inaugurado em setembro de 2013 com o objetivo de apoiar pessoas sem-abrigo, disponibilizando refeições de pequeno-almoço, almoço e jantar, bem como "todo o acompanhamento social e inserção no mercado de trabalho", através de uma equipa de técnicos a trabalhar todos os dias, entre as 09:00 e as 22:00.

A gerir o espaço do NAL, cedido pela Câmara de Lisboa, o Centro Social e Paroquial de São Jorge de Arroios (CSPSJA) foi contactado pelos serviços da autarquia de que "a resposta ao Núcleo de Apoio Local era exclusivamente para distribuição alimentar e nada mais", relatou à agência Lusa Pedro Cardoso.

Em declarações à agência Lusa, o vereador dos Direitos Sociais, João Afonso, afirmou que "há uma metodologia de trabalho do Centro Paroquial que não se coaduna com o programa municipal de apoio aos sem-abrigo da Câmara Municipal de Lisboa e, aparentemente, não resolúvel", lamentando o desfecho de encerramento do espaço.

c/Lusa
pub