"Operação Matrioskas" faz seis arguidos

por Jorge Almeida e Luís Fonseca - RTP

As buscas da Polícia Judiciária aos Estádios do União de Leiria e do Sporting de Braga e às SAD do União Leiria, Benfica e Sporting fizeram seis arguidos. Estão a ser investigados crimes de branqueamento, fraude fiscal, falsificação de documentos e associação criminosa.

O empresário russo Alexander Tolstikov, presidente da SAD do União de Leiria, é o principal arguido da operação Matrioskas. A SAD e o clube também foram constituídos arguidos para além de outras três pessoas realcionadas com a Sociedade Anónima Desportiva do clube de Leiria.

Alexander Tolstikov é desde o ano passado o presidente da SAD do União de Leiria e lidera a DS Investments, que detém a maioria do capital.

O empresário também detém a DS Sports, uma empresa com sede em Moscovo, que representa vários jogadores de futebol, entre eles, alguns futebolistas portugueses.

Luís Fonseca, António Limão e Pedro Pessoa - RTP

As buscas foram realizadas por 22 equipas da Polícia Judiciária, um magistrado do Ministério Público, um magistrado judicial e um representante da Ordem dos Advogados.

Para além das diligências nos estádios e nas SAD, também foram efectuadas buscas a “residências particulares, empresas, veículos, escritórios de contabilidade e um escritório de advocacia”, lê-se num comunicado da PGR.

A investigação do DCIAP, Direção Central de Investigação e Ação Penal, teve início em 2015 e envolve cidadãos nacionais e estrangeiros relacionados com a atividade desportiva.
Tópicos
pub